Em 21 de abril de 1989, a Nintendo, gigante japonesa dos games, lançava em sua terra o revolucionário videogame portátil Nintendo Game Boy GB.

Segundo console portátil da japonesa Nintendo, o Nintendo Game Boy (ゲームボーイ)foi um console de videogame de 8bits de 4ª geração, que buscava associar, no mesmo produto, as mil possibilidades dos jogos do console NES/Famicom com a mobilidade dos “best sellers” Nintendo Game & Watch (G&W).

videogame Nintendo Game Boy 2
Vista interna

Desenvolvido a partir de 1986 pela Nintendo, sob o comando do visionário projetista Gunpei Yokoi, o lançamento do Game Boy marcaria o início de uma nova era para os jogos portáteis em todo o mundo, definindo um novo patamar para o entretenimento móvel.

Boa parcela do seu sucesso se deveu ao seu design, compacto e robusto ao mesmo tempo, permitindo que fosse transportado confortavelmente no bolso, tornando-o o companheiro ideal para viagens, reuniões (chatas), hora do recreio, encontro de amigos e quaisquer outras situações que uma dose de diversão/distração fosse necessária.

videogame Nintendo Game Boy 5
Anúncio da época

Igualmente importante foi seu projeto de hardware, que o equipou com uma tela monocromática de quatro tons de cinza (ou verde?😊) de 2,6” e controles simples e fáceis de usar, lembrando muito o estilo dos antigos G&W (os primeiros portáteis da Nintendo, também criados por Yokoi), que, associados ao energeticamente eficiente microprocessador Sharp LR35902 de 4,19MHz de velocidade (baseado no Intel 8080), garantiam até 20 horas ininterruptas de diversão usando quatro pilhas AA.

Suas especificações se completavam com uma memória RAM interna de 8KB, memória de vídeo dedicada de 8KB, botões direcionais, A, B, Start e Select (inspirados no console NES/Faicom), processador de som de 4 canais, capaz de produzir 2 ondas quadradas, um canal digital PCM e 1 canal de ruído branco, além de um alto-falante embutido e conexão para fone de ouvido.

videogame Nintendo Game Boy 6
A multicolorida versão Game Boy Play It Loud!

Outra grande vantagem era que agora, diferentemente dos G&W que tinham jogos “fixos”, o Nintendo Game Boy operava a partir de pequenos cartuchos, possibilitando aos usuários alternar entre as centenas de opções disponíveis em sua vasta biblioteca de jogos, algo inovador para a época.

Sua biblioteca super diversificada de jogos incluía, desde RPGs, até quebra-cabeças viciantes, passando pelos amados jogos de ação, que juntos foram responsáveis por cativar toda uma geração de “gamers”, fazendo dele um ícone da cultura pop.

Para sua estreia, a Nintendo escolheria ninguém menos que o histórico jogo Tetris, sendo a versão do Game Boy a primeira versão para portáteis da história. Você pode conhecer esta história épica no filme “Tetris”, lançado em 2023.

videogame Nintendo Game Boy 3
O Nintendo Game Boy Pocket

Mesmo tecnicamente inferior a concorrentes como o Sega Game Gear e o Atari Lynx, sua simplicidade, eficiência, robustez, variedade de jogos e preço acessível de lançamento (cerca de 100 dólares), foram fatores determinantes para que o Game Boy viesse a se tornar um estrondoso sucesso comercial e um fenômeno global.

Com uma estimativa inicial de vendas de 25 milhões de unidades nos três primeiros anos, extrapolou até as previsões mais otimistas, atingindo a espantosa marca de 32 milhões de consoles vendidos neste período.

O Nintendo Game Boy seria ainda lançado em 31 de julho de 1989 na América do Norte e em 28 de setembro de 1990 na Europa.

videogame Nintendo Game Boy 4
O Nintendo Game Boy Light
Versões Posteriores

Nos anos seguintes, a Nintendo lançaria ainda as variantes:

• Game Boy Play It Loud! em 1 de Janeiro de 1995: basicamente as mesmas características do modelo original, mas com opções de gabinetes coloridos.
  • Game Boy Pocket em 21 de julho de 1996: com dimensões menores, mais leve e utilizando apenas duas pilhas AAA (até 10 horas de uso). Sua tela maior, com 2,56”, era agora de fato “preto e branco”, ao contrário do modelo original que tinha uma aparência meio “esverdeada”.
  • Game Boy Light em 14 de abril de 1998: versão exclusivamente japonesa, dispunha agora de uma tela com luz de fundo, que permitia jogar no escuro. A duração da bateria foi estendida para 20 horas com a luz de fundo apagada e 12 horas com retroiluminação.
Legado

Após vender quase 120milhões de unidades ao longo de sua vida (incluindo-se na conta a versão Game Boy Color), o Game Boy foi oficialmente descontinuado em 23 de janeiro de 2003, deixando muitas saudades. Esta longevidade é ainda mais espantosa considerando que ele já havia sido sucedido pelo Game Boy Color em 21 de outubro de 1998.

Um console que é prova viva do poder da inovação e do design focado no usuário, reafirmando a velha máxima de que (muitas vezes) menos é mais, conseguindo, com um hardware relativamente simples e sem muitos recursos, entrar para a história.

E você, qual o melhor modelo de Nintendo Game Boy na sua opinião?

Comercial do lançamento do Nintendo Game Boy
Vídeo promocional da época