O videogame Nintendo Wii de 2006
Em 19 de novembro de 2006, a japonesa Nintendo lançava nos EUA seu revolucionário console de videogame Nintendo Wii.
O Nintendo Wii, quinto console da empresa e um dos membros da 7ª geração de videogames, chegava substituir o Nintendo GameCube, cujas vendas não tinham ido nada bem.
E já desembarcava num momento de competição pesada com os contemporâneos Microsoft Xbox 360 (2005) e Sony PlayStation 3 (2006).
Como não dispunha do “poder de fogo” da capacidade de processamento destes, inteligentemente o Wii focou na “inovação” e na já conhecida jogabilidade dos games da Nintendo para atrair o público.
E deu super certo. 🕹🙂
Sua novidade “matadora” foi um tipo de controle sem fio com sensores especiais embutidos, o famoso Wii Remote (ou Wiimote), capaz de detectar o movimento e a posição do jogador, o que criava possibilidades até então inimagináveis para os jogos e inexistentes em outros consoles.
Apresentado publicamente pela primeira vez durante a feira E3 de 2005, o Wiimote permitia ainda que fossem conectados a ele outros acessórios, como o Nunchuk e Classic Controler.
Pense jogar golfe e basebol segurando e movimentando o controle como se fosse um taco? E lutar boxe realizando movimento de “soco” de verdade? Tudo isso (e muito mais) era agora possível com a novidade introduzida pelo Wii. Um sistema de vibração e um pequeno alto-falante interno complementavam a experiência do jogador.
A revolucionária introdução deste tipo de controle acabou por obrigar a concorrência a “se mexer”, criando suas próprias soluções similares, surgindo a partir daí o Microsoft Kinect e o Sony PlayStation Move.
Além de garantir a retrocompatibilidade com os jogos e acessórios do antecessor GameCube, o Wii contava com toda a franquia Nintendo de jogos, incluindo-se o famoso “Mario”, com novas e fabulosas versões. Não é à toa que foi o console de 7ª geração mais vendido, com mais de 100 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo.
Foi também o primeiro console da Nintendo com conexão direta à Internet, permitindo jogos online, download de conteúdos e aplicativos de mídia, por meio da sua loja Wii Shop Channel.
Sucesso de crítica e de vendas, é o segundo console mais comercializado da Nintendo, só perdendo para o Nintendo Switch, figurando na lista dos videogames domésticos mais vendidos de todos os tempos.
Embora oficialmente descontinuado em outubro de 2013, teve versões posteriores de baixo custo comercializadas até o ano de 2017, mesmo após ser substituído pelo Wii U em 2012.
E você, como foi sua primeira experiência com o Wii?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A fundação da Nintendo em 1889
- O jogo Super Mario Bros da Nintendo de 1985
- O videogame Sony PlayStation de 1994
- O videogame Sony PlayStation 3 de 2006
- O videogame Nintendo Wii U de 2012
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: