Em 19 de novembro de 2006, a japonesa Nintendo lançava nos EUA seu revolucionário console de videogame Nintendo Wii.

O Nintendo Wii, quinto console da empresa e um dos membros da 7ª geração de videogames, chegava substituir o Nintendo GameCube, cujas vendas não tinham ido nada bem.

E já desembarcava num momento de competição pesada com os contemporâneos Microsoft Xbox 360 (2005) e Sony PlayStation 3 (2006).

videogame Nintendo Wii 2
A versão black

Como não dispunha do “poder de fogo” da capacidade de processamento destes, inteligentemente o Wii focou na “inovação” e na já conhecida jogabilidade dos games da Nintendo para atrair o público.

E deu super certo. 🕹🙂

Sua novidade “matadora” foi um tipo de controle sem fio com sensores especiais embutidos, o famoso Wii Remote (ou Wiimote), capaz de detectar o movimento e a posição do jogador, o que criava possibilidades até então inimagináveis para os jogos e inexistentes em outros consoles.

Apresentado publicamente pela primeira vez durante a feira E3 de 2005, o Wiimote permitia ainda que fossem conectados a ele outros acessórios, como o Nunchuk e Classic Controler.

videogame Nintendo Wii 3
Partes internas

Pense jogar golfe e basebol segurando e movimentando o controle como se fosse um taco? E lutar boxe realizando movimento de “soco” de verdade? Tudo isso (e muito mais) era agora possível com a novidade introduzida pelo Wii. Um sistema de vibração e um pequeno alto-falante interno complementavam a experiência do jogador.

A revolucionária introdução deste tipo de controle acabou por obrigar a concorrência a “se mexer”, criando suas próprias soluções similares, surgindo a partir daí o Microsoft Kinect e o Sony PlayStation Move.

videogame Nintendo Wii 4
Versões “econômicas”

Além de garantir a retrocompatibilidade com os jogos e acessórios do antecessor GameCube, o Wii contava com toda a franquia Nintendo de jogos, incluindo-se o famoso “Mario”, com novas e fabulosas versões. Não é à toa que foi o console de 7ª geração mais vendido, com mais de 100 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo.

Foi também o primeiro console da Nintendo com conexão direta à Internet, permitindo jogos online, download de conteúdos e aplicativos de mídia, por meio da sua loja Wii Shop Channel.

videogame Nintendo Wii 5
Grande variedade de acessórios

Sucesso de crítica e de vendas, é o segundo console mais comercializado da Nintendo, só perdendo para o Nintendo Switch, figurando na lista dos videogames domésticos mais vendidos de todos os tempos.

Embora oficialmente descontinuado em outubro de 2013, teve versões posteriores de baixo custo comercializadas até o ano de 2017, mesmo após ser substituído pelo Wii U em 2012.

E você, como foi sua primeira experiência com o Wii?

Apresentação do Wii na E3 de 2006
100 jogos do Wii em 10 minutos