Em 18 de novembro de 2012, a Nintendo, gigante japonesa dos games, lançava nos EUA o seu novo console de videogame Nintendo Wii U.

O Nintendo Wii U, sexto console da Nintendo, foi o primeiro modelo da empresa a ser capaz de exibir imagens em alta definição (Full HD), com resoluções de até 1080p, chegando com a dura missão de substituir o bem-sucedido Nintendo Wii de 2006.

É considerado o primeiro console da 8ª geração da história, categoria que no ano seguinte ganharia os novos membros Microsoft Xbox One e o Sony PlayStation 4.

Trazia também a novidade do avançado “joystick” Wii U GamePad, com uma tela sensível ao toque integrada de 6,2” de tamanho, capaz de receber a imagem transmitida sem fio pelo console, dispensando o uso da TV.

videogame Nintendo Wii U 2
Modelo “básico” branco

Outro recurso bacana era que a telinha do controle podia ainda funcionar como uma “segunda tela”, exibindo informações adicionais ao jogador ou desempenhando funções especiais em alguns jogos.

O Wii U tinha como “plus” a vantagem de ser totalmente compatível com os jogos e acessórios do seu antecessor Wii, permitindo usar todos seus variados modelos de controles.

Sua primeira aparição tinha ocorrido no ano anterior, durante a famosa feira de games “E3”, quando pôde ser experimentado pelo público. A Nintendo, contudo, não apresentou nenhum jogo próprio durante a feira, resumindo-se a exibir vídeos pré-gravados com promessas de jogos desenvolvidos por terceiros.

Quando do seu lançamento, foram oferecidas aos consumidores duas versões. A primeira, uma versão “básica” na cor branca, que incluía o console, o GamePad, 8GB de memória e uma caneta. Já a segunda versão, a “Deluxe Set”, contemplava, além dos itens da versão básica, 32GB de memória, uma cópia do jogo Nintendo Land, um suporte para o GamePad e um desconto na assinatura da Nintendo Network, o serviço de jogos online da empresa, que estreava no Wii U nesta mesma data.

videogame Nintendo Wii U 3
Vista interna

Embora seu controle inovador tenha sido objeto de muitos elogios, o videogame teve um moderado sucesso de mercado. Suas fracas vendas foram atribuídas à baixa disponibilidade de jogos e ao marketing ruim, que não foi capaz de explorar a genialidade e as possibilidades do novo Gamepad que acompanhava o modelo.

Como resultado, receberia a “medalha” de pior console em vendas da história da Nintendo, tomando o posto antes ocupado pelo Nintendo Gamecube. Tá… teve o Virtual Boy como “pior de todos”… mas esse nem conta de tão ruim e esquisito 😊.

Aqui no Brasil, o Wii U chegaria oficialmente 1 ano depois, em 26 de novembro de 2013.

Foi um console de vida relativamente curta, sendo descontinuado em 2017, quando foi substituído pelo console Nintendo Switch.

E você, qual o melhor console de todos os tempos da Nintendo?

Apresentação durante a feira E3 2011
Todos os jogos do Wii U