Em 11 de novembro de 2006, a Sony lançava no Japão, juntamente com o serviço PlayStation Network, o videogame Sony PlayStation 3 PS3, seu console de sétima geração.

O PlayStation 3, ou simplesmente PS3, era o terceiro console de videogame da empresa, seguindo a esteira de enorme sucesso do seu antecessor o PlayStation 2/PS2 e chegando para tentar fazer frente aos também bem-sucedidos Microsoft XBOX 360 e Nintendo Wii.

Sua história começaria anos antes, em 2001, com o anúncio da parceria entre a Sony, Toshiba e IBM para a produção do novo microprocessador Cell, cérebro do console.

Após consumir 5 anos de trabalho e mais de US$ 400 milhões em investimentos, a nova CPU, baseada na arquitetura PowerPC, e o processador de vídeo Nvidia RSX, eram capazes de gerar e processar imagens em alta definição (Full HD 1080).

Anunciado publicamente no ano anterior, em 16 de maio de 2005 durante a feira de games E3, o PS3 trazia diversas inovações, como a adoção, pela primeira vez em um console, de um leitor de discos ópticos do padrão Blu-ray como sistema de armazenamento, usado tanto para carga dos jogos, quanto para assistir filmes (BR e DVD) ou ouvir músicas (CD).

Contava ainda com uma interface de rede gigabit ethernet integrada, conexão bluetooth, interface de vídeo HDMI (também pela primeira vez), além de quatro portas USB 2.0.

O console inaugurava também e a possibilidade de jogos online por meio da PlayStation Network (PSN), também lançada neste mesmo dia 11 de novembro de 2006.

videogame Sony PlayStation 3 2
Modelos posteriores

Teve duas versões iniciais: uma com disco rígido interno de 60GB e outras com um de 20Gb, sendo este último descontinuado logo no ano seguinte devido às fracas vendas. Posteriormente, outras capacidades de armazenamento foram gradativamente introduzidas.

Como de costume, três anos depois (em 1 de setembro de 2009), era lançado modelo “PlayStation 3 Slim”, que, embora fosse mais leve e mais compacto, retirava também a retrocompatibilidade com o PS1 e PS2, o que gerou um certo descontentamento por parte dos usuários.

Foi este modelo, contudo, o responsável por dar um “gás” na participação da plataforma, que até então não estava atingindo a metas de vendas previstas.

Isto se deveu especialmente ao novo projeto de hardware, que acabou reduzindo os custos de produção e o preço final.

Três anos depois, em 25 de setembro 2012, um novo “remake” era realizado, gerando o modelo “PlayStation 3 Super Slim”, ainda mais compacto.

videogame Sony PlayStation 3 3
Partes internas

Desde a versão inicial, a Sony teve problemas relacionados ao equilíbrio entre o preço final do console e seus custos de fabricação, obrigando a empresa, em função da concorrência, a comercializá-lo em valores abaixo do custo.

Isso produziu um prejuízo de mais de US$ 3bilhões nos primeiros anos de produção.

Apesar de um início de mercado lento, o cenário viria a melhorar em 2009, após o lançamento do modelo Slim, quando se estima que a Sony tenha começado a obter “algum” lucro com o console e tenha efetivamente superado o XBOX 360 em vendas.

É claro que, muito embora a empresa não estivesse realizando todo o lucro esperado com o hardware do console, não teve do que reclamar dos números produzidos pela comercialização de jogos e ainda da PSN, batendo recordes de faturamento a cada ano fiscal.

videogame Sony PlayStation 3 4
Alguns dos acessórios criados ao longo dos anos

Vendeu, ao longo de sua vida, mais de XBOX 360, até ser definitivamente descontinuado em 29 de maio de 2017.

Há ainda um outro curioso capítulo na história do PS3. 😊

Dado seu elevado poder de processamento, e seu custo relativamente baixo, foi utilizado por diversas instituições para a criação de supercomputadores”, por meio da associação de várias unidades operando em paralelo.

Lançando mão deste artifício, no ano de 2008, um grupo de hackers usou um cluster de 200 PlayStation 3 para quebrar a criptografia SSL.

Já em 2010, o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea norte-americana, criou um poderoso supercomputador conectando 1.760 PS3 (o “Condor Cluster”)”, que após sua conclusão foi classificado como sendo o 33º maior supercomputador do mundo.

E você, qual a melhor versão do PS3 em sua opinião? E o melhor jogo?

Os 25 melhores jogos do PS3
Como o Sony PS3 pode ser usado para criar um supercomputador