Em 30 de setembro de 1980, a Digital Equipment Corporation (DEC), a Intel e a Xerox publicavam em conjunto a primeira especificação do padrão de rede Ethernet, a versão 1.0.

Tudo começou em 1973, quando o pesquisador do laboratório PARC da Xerox, Robert Metcalfe, enviou aos colegas de trabalho um memorando de 12 páginas, contendo sua proposição para uma forma de transmissão de dados, entre computadores, em alta velocidade (para os padrões da época). 😊

primeira especificação do padrão de rede Ethernet 2
O esboço original da arquitetura

Passados 7 anos, nesta norma conjunta, agora figuravam as primeiras especificações técnicas para as camadas física e de enlace de dados, daquela que se tornaria a arquitetura “padrão de fato” em todas as redes locais de computadores do mundo.

A partir de um primeiro modelo, que utilizava cabos coaxiais para interconexão entre os computadores à uma velocidade de até 2,94Mbps, a arquitetura evoluiu assombrosamente ao longo dos anos, multiplicando sua capacidade em milhares de vezes.

primeira especificação do padrão de rede Ethernet 3
Diversos meios físicos distintos são suportados

Passou também a se utilizar de outros meios de transmissão, como cabos de pares metálicos trançados, fibras ópticas e também sem fio (WiFi), atingindo, ao longo do tempo, velocidades cada vez maiores, estando atualmente na casa das centenas de gigabits por segundo.

Leia aqui a íntegra do documento original com a primeira especificação.

E você, qual foi o primeiro tipo de rede de computador com o qual teve contato?

A história da Ethernet
Pioneiros do padrão Ethernet contam sua história.