Em 27 de abril de 1981, a gigante XEROX apresentava ao mundo o primeiro sistema computadorizado comercial a utilizar um mouse e a ter uma interface gráfica do tipo bitmap, o computador Xerox Star 8010 Information System.

Este sistema inovador incorporava, num produto “de mercado”, muitas das tecnologias desenvolvidas para o computador conceitoXerox Alto” criado nos laboratórios PARC em 1973.

computador Xerox Star 8010 2
O conjunto com o a “CPU

Seu projeto foi concebido no Departamento de Desenvolvimento de Sistemas (Systems Development Department – SDD) da XEROX em El Segundo/California, cuja equipe de mais de 200 pessoas era também composta por alguns pesquisadores do Palo Alto Research Center (PARC).

O grupo de pesquisa tinha por missão criar uma plataforma que servisse de base para um modelo de escritório do futuro” concebido pela empresa, assimilando as melhores soluções criadas para o Xerox Alto, de forma a simplificar e automatizar tarefas do dia a dia das empresas.

computador Xerox Star 8010 7
A “CPU” da Xerox Star

Após um ano de ações de planejamento, regadas a muitas reuniões e discussões, chegaram a uma especificação funcional detalhada, com a descrição completa de todos os módulos e subsistemas necessários, que serviriam de base para as equipes de desenvolvimento.

O sistema Star foi programado na linguagem conhecida como MESA, uma linguagem de programação não orientada a objetos desenvolvida pela própria XEROX no PARC, e que seria a precursora da linguagem Modula.

Oficialmente batizada como “Xerox 8010 Information System”, possuía interface gráfica operada por mouse que contava com janelas, ícones, pastas, etc, ou seja, o conceito (ou metáfora) de “Área de Trabalho” com ícones clicáveis representando arquivos de dados, que está presente na maioria dos sistemas operacionais modernos.

computador Xerox Star 8010 3
A “metáfora” da área de trabalho

Adotava também com premissa o conceito WYSIWYG, com imagens e textos produzidos na cor preta sobre um fundo branco, imitando as folhas de papel, e cujo conteúdo poderia ser integralmente replicado na impressora, utilizando outra linguagem também desenvolvida pela empresa, na época conhecida pelo nome Interpress.

Curiosamente, como aconteceria diversas outras vezes, XEROX não viu “utilidade” na tal linguagem Interpress, cujos criadores deixariam em seguida a empresa para fundar, em 1982, ninguém menos que a Adobe Systems, que lançaria a tecnologia sob o universalmente conhecido nome de “PostScript”.

computador Xerox Star 8010 4
Detalhe da capacidade da interface gráfica do sistema

Além do editor de textos WYSIWYG, dispunha também de conexão para redes locais Ethernet, tecnologia de display do tipo bitmap, softwares servidores de arquivo e impressão, linguagens de programação Smalltalk ou LISP, dentre outras funcionalidades.

Embora tenha sido direcionado ao mundo corporativo, visto ser uma estação de trabalho de ponta, não foi um grande sucesso comercial.

computador Xerox Star 8010 5
WYSIWYG “de verdade”

Não só em função do elevado preço, claro, que girava na casa dos US$ 16mil (isso no início dos anos 80), mas também por muitos dos possíveis clientes serem incapazes de vislumbrar o real potencial do sistema, que, além de possui um poder computacional equivalente ao do concorrente supermini DEC VAX-11, mas por 1/5 do seu preço, realizava um sem-número de outras tarefas das quais o VAX era incapaz.

Importante relembrar aqui que falamos do mesmo ano de lançamento do histórico IBM PC, movido pelo microprocessador Intel 8088 de 4,77MHz de velocidade e que, empurrado pelo simplório sistema operacional mono-tarefa MS-DOS, oferecia ao usuário apenas uma interface tipo caractere, na singela e ecológica cor verde.🟩

computador Xerox Star 8010 6
Anúncio da época

Contudo, ainda que as 25mil unidades vendidas nos levem a enxergar um fracasso comercial, o pioneirismo de muitas de suas inovações, oriundas também do seu precursor Xerox Alto, se perpetuaram através dos tempos, por meio de produtos lançados pela Apple (como o Apple LISA e o Macintosh), Microsoft (Microsoft Word e Windows), Digital Research (GEM), Atari ST, Commodore Amiga, 3Com (Ethernet) e muitos, muitos outros.

E você, qual foi a primeira interface gráfica que utilizou?

Visão geral da Xerox 8010 Star (1982)