O microcomputador Apple Macintosh de 1984

Em 24 de janeiro de 1984, a Apple mudava o mundo e lançava o primeiro modelo do microcomputador Apple Macintosh.

E já começava com uma campanha de marketing milionária.

computador Apple Macintosh 3
Seu comercial de lançamento entrou para a história

Dois dias antes, no dia 22 de janeiro de 1984, haviam veiculado na edição do Super Bowl daquele ano (maior evento esportivo norte-americano), o histórico comercial inspirado no livro “1984” de George Orwell.

Apresentado publicamente por Steve Jobs, esse “tudo-em-um” (all-in-one) trazia em uma mesma caixinha o poderoso processador Motorola 68000 rodando a uma velocidade de clock de 8MHz, 128KB de memória RAM, 64KB de memória ROM, monitor monocromático de 9” com resolução de 512×342 pontos, uma moderna unidade de disquetes de 3 ½ de 400KB de capacidade e algumas portas (seriais, mouse, drive externo e som). Este primeiro modelo não possuía um disco rígido interno.

computador Apple Macintosh 5
Vista interna do Apple Macintosh

Mas sua principal inovação era a interface gráfica operada por meio de um “mouse”, numa época em que o IBM PC oferecia aos seus usuários, basicamente, uma tela monocromática de “texto”.

Tudo bem… a Apple já havia lançado isso no ano anterior com o Apple LISA e a XEROX um pouco antes.

computador Apple Macintosh 6
Placa principal do Apple Macintosh

Só que agora, “o resto de nós” também poderia “cogitar” a possibilidade de ter um, já que seu preço era por volta de US$ 2.500, um quarto do preço do seu antecessor de pouco sucesso, o LISA.

Além disso, o Mac ganhou um novo sistema operacional e diversos aprimoramentos decorrentes dos aprendizados do fracasso anterior.

computador Apple Macintosh 2
Anúncio em revista da época

Seu poder e facilidade de uso levaram-no rapidamente a ocupar as escolas, casas e empresas, especialmente na área de produção gráfica e editoração eletrônica, área que ajudou a criar juntamente com o software Aldus PageMaker.

Foi um sucesso imediato, vendendo por volta de 70mil unidades nos primeiros 100 dias de comercialização.

O lendário comercial de TV

Dirigido por ninguém menos que o renomado cineasta Ridley Scott, o comercial, que ficaria conhecido como um dos dos mais icônicos da história da publicidade, foi uma homenagem à visão futurista de George Orwell em seu livro “1984”, que retratava uma sociedade distópica governada por uma figura autoritária chamada Big Brother, representando a conformidade e a falta de liberdade.

O comercial começa com uma multidão de pessoas vestidas uniformemente assistindo a um grande telão, onde Big Brother discursa, quando surge uma atleta feminina, vestida de corredora, que lança um grande martelo em direção à tela, quebrando-a e liberando a “luz da liberdade”.

A mensagem subliminar era a de que o Macintosh estava prestes a libertar as pessoas da conformidade e do controle opressivo representado por outras plataformas de computadores na época. Leia-se “IBM”. 🙂

O vídeo termina com uma poderosa voz, que anunciava o lançamento do Macintosh e concluía com a famosa frase: “On January 24th, Apple Computer will introduce Macintosh. And you’ll see why 1984 won’t be like ‘1984’.” (Em 24 de janeiro, a Apple Computer apresentará o Macintosh. E você verá por que 1984 não será como ‘1984’.)

computador Apple Macintosh 4
Um computador Apple Macintosh virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, usou algum computador Macintosh?

O histórico comercial “1984”
Steve Jobs apresenta o Mac (versão resumida)
Steve Jobs apresenta o Mac (versão completa)
Comercial de TV

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!