O computador Apple Macintosh de 1984

Em 24 de janeiro de 1984, a Apple mudava o mundo e lançava o primeiro modelo do computador Apple Macintosh.

E já começava com uma campanha de marketing milionária.

Dois dias antes, haviam veiculado durante o Super Bowl (maior evento esportivo norte-americano), o histórico comercial inspirado no livro “1984” de George Orwell.

Esse “tudo-em-um” (all-in-one) trazia em uma mesma caixinha o poderoso processador Motorola 68000 rodando a uma velocidade de clock de 8MHz, 128KB de memória RAM, 64KB de memória ROM, monitor monocromático de 9” e resolução de 512×342 pontos, uma moderna unidade de disquetes de 3 ½ de 400KB de capacidade e algumas portas (seriais, mouse, drive externo e som). O primeiro modelo não possuía um disco rígido interno.

computador Apple Macintosh 2
Anúncio em revista da época

Mas sua principal inovação era a interface gráfica operada por meio de um “mouse”, numa época que o IBM PC oferecia aos seus usuários, basicamente, uma tela de “texto”.

Tudo bem… a Apple já havia lançado isso no ano anterior com o LISA e a XEROX um pouco antes.

Só que agora, “o resto de nós” também poderia “cogitar” a possibilidade de ter um, já que seu preço era por volta de US$ 2.500, um quarto do preço do seu antecessor de pouco sucesso, o LISA.

computador Apple Macintosh 3
Seu comercial de lançamento entrou para a história

Além disso, o Mac ganhou um novo sistema operacional e diversos aprimoramentos decorrentes dos aprendizados do fracasso anterior.

Seu poder e facilidade de uso levaram-no rapidamente a ocupar as escolas, casas e empresas, especialmente na área de produção gráfica e editoração eletrônica, juntamente com o software Aldus PageMaker.

Foi um sucesso imediato, vendendo por volta de 70mil unidades nos primeiros 100 dias de comercialização.

computador Apple Macintosh 4
Um computador Apple Macintosh virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, usou algum computador Macintosh?

O histórico comercial “1984”
Steve Jobs apresenta o Mac (versão resumida)
Steve Jobs apresenta o Mac (versão completa)