Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em fevereiro de 1975, Larry Tesler a Timothy Mott, pesquisadores do PARC da XEROX, apresentavam o sistema Xerox Gypsy, o primeiro editor de textos da história a se utilizar de uma interface gráfica e um mouse.

Com um projeto iniciado em 1974 pelos pesquisadores dos laboratórios PARC da XEROX Lawrence Gordon “Larry” Tesler e Timothy Mott, o Xerox Gypsy foi o primeiro “sistema de preparação de documentos” (hoje conhecido como processador de texto) do mundo a possuir uma interface amigável com menus e ícones.

Operava sobre um sistema que contava com uma interface gráfica, também desenvolvida pela XEROX, executada em seu computador conceito “Xerox Alto”, nunca lançado comercialmente, mas que inspiraria a criação do Apple LISA, Apple Macintosh, das estações Sun Microsystems e até mesmo do Microsoft Windows.

sistema Xerox Gypsy 2
O Xerox Alto, com interface gráfica e mouse

O Gypsy baseava-se no conceito WYSIWYG, no qual o que você vê na tela é exatamente o que sai na impressora, hoje algo comum a todos os editores de texto.

Trouxe este recurso do seu predecessor, o software “Bravo”, também da XEROX, o primeiro a aplicar o conceito e que serviu de base para a criação do Gypsy.

É também considerado o primeiro software de editoração eletrônica do mundo, com funcionalidades avançadas e inovadoras (para a época) como ferramentas de desenho dentro do próprio editor de textos, “copiar e colar” e menus do tipo “pop-up”, sem as quais não vivemos hoje 😊.

Um sistema revolucionário, responsável por introduzir diversos conceitos e funcionalidades que se perpetuariam nas muitas ferramentas de edição de texto que ainda estavam por vir e que hoje fazem parte do nosso dia a dia.

Larry Tesler deixaria a XEROX tempos depois para integrar a equipe que criou o Apple LISA, o primeiro computador “de massa” a ter uma interface gráfica operada por um mouse.

sistema Xerox Gypsy 3
Criador e criatura

Lá na Apple, também desenvolveria a linguagem de programação que posteriormente se tornaria o “Object Pascal”, uma variante da linguagem Pascal, mas com recursos de Orientação a Objetos.

E foi exatamente o “Object Pascal” o ponto de partida para a criação do sistema Borland Pascal, que teve como sucessor ninguém menos que o Borland Delphi.

Nunca imaginou que houvesse uma ligação entre o Apple LISA e o Borland Delphi, não é? Pra você ver como a história da tecnologia está toda interligada. 😊

Timothy Mott viria também a deixar a XEROX indo trabalhar para a Microsoft, sendo um dos responsáveis pela criação do editor de textos Microsoft Word, que teve como base o sistema Gypsy.

Original do memorando de 1975 com as especificações do Gypsy:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab


E você, qual foi o primeiro aplicativo de edição de texto que utilizou?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Larry Tesler demonstra o Gypsy
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *