A ferramenta de desenvolvimento Borland Delphi de 1995

Em 14 de fevereiro de 1995, a Borland International lançava sua nova ferramenta de desenvolvimento Borland Delphi.

Com um projeto iniciado em 1993 e encabeçado pelo desenvolvedor Anders Hejsberg (que posteriormente também criaria na Microsoft a linguagem C#), o Borland Delphi foi um dos primeiros ambientes de desenvolvimento do tipo Rapid Application Development” (Desenvolvimento Rápido de Aplicações)

Tratava-se de uma evolução de outro produto da mesma empresa, o Borland Pascal, agora em uma nova proposta capaz de ser executada sobre o sistema de 16 bits Windows 3.1.

ferramenta de desenvolvimento Borland Delphi 2
Versão atual da Embarcadero: Windows, Android , iOS , MacOS e Linux.

Transformava a antiga e conhecida linguagem Pascal em uma ferramenta de programação do tipo visual, orientada a objetos e baseada em “formulários”, com foco especial nas funcionalidades para conexões a bancos de dados, o que o tornava a plataforma ideal para a criação de aplicações do tipo cliente/servidor no ambiente Microsoft Windows.

Tinha ainda a vantagem de produzir um programa executável que operava de forma independente de bibliotecas externas do tipo “runtime”, comuns e outras linguagens como o Visual Basic.

Popularizou também o uso dos “componentes”, pequenos módulos de software desenvolvidos por terceiros (gratuitos ou pagos), que poder ser vinculados ao seu programa, acrescentando novas funcionalidades e recursos. Algo que seria chamado hoje de “plugin”. 😊

ferramenta de desenvolvimento Borland Delphi 3
Anúncios da época

Ganharia em 2001 uma versão voltada ao sistema Linux, batizada com o nome de Kylix.

O Delphi foi vendido para a empresa Embarcadero em 2008, que continua seu desenvolvimento até os dias de hoje, com a última versão (Embarcadero Delphi 12) lançada em 7 de novembro de 2023. A ferramenta suporta atualmente os sistemas Windows, Android, iOS, MacOS e Linux.

Uma ferramenta revolucionária, que possibilitou aos programadores a criação de softwares de qualidade, de forma visual, com menor esforço de codificação e com extensas funcionalidades de conexão a diversos sistemas de bancos de dados.

Para conhecer ou relembrar:

Quem matar a saudade? Baixe aqui neste endereço algumas antigas versões do Borland Delphi.

E você, desenvolveu algum sistema com o Borland Delphi?

Rodando o Delphi no Windows 3.1
Comercial do Borland Delphi de 1995