Em 6 de novembro de 2003, o Fedora Project, controlado pela empresa Red Hat (subsidiária da IBM), lançava sistema operacional Fedora Linux.

Uma das muitas distribuições existentes do sistema operacional de código aberto Linux, a criação do Fedora Linux começaria em 2003, quando a empresa Red Hat, que na época tinha uma das distribuições Linux mais populares do mundo, decidiu reestruturar sua abordagem para o desenvolvimento do sistema operacional.

A partir desta decisão, empresa resolveria dividir seu sistema operacional em duas versões: o Red Hat Enterprise Linux (RHEL), para empresas, e o Fedora Project (substituindo o descontinuando o Red Hat Linux), sob a forma de uma comunidade de código aberto.

Nascia assim o sistema Fedora Linux, um sistema operacional de código aberto baseado no Linux, cuja história está intimamente ligada à evolução do próprio Linux em si e ao compromisso (e patrocínio) da Red Hat com o software livre e de código aberto.

Uma das principais motivações para essa mudança foi permitir que a Red Hat se concentrasse no mercado empresarial com o RHEL, enquanto a comunidade de usuários e desenvolvedores do Fedora Project poderia se dedicar à inovação e ao desenvolvimento rápido de tecnologias de código aberto.

sistema operacional Fedora Linux 2
A mensagem original de lançamento da primeira versão

Desta forma, o Fedora Linux se tornaria uma grande plataforma de testes para muitas das tecnologias que eventualmente seriam incorporadas ao RHEL, garantindo que a Red Hat continuasse a liderar no espaço empresarial.

Concebido como uma plataforma de desenvolvimento de código aberto, o Fedora Linux foi planejado para ter ciclos de lançamento rápidos e regulares (sem suporte de longo prazo), onde os desenvolvedores e a comunidade de código aberto poderiam trabalhar juntos para criar uma distribuição Linux avançada.

Busca promover a liberdade do software e do conhecimento, construir uma comunidade amigável e colaborativa, oferecer recursos avançados e relevantes e liderar as tendências tecnológicas do futuro.

Destaca-se pela sua inovação, qualidade, segurança e liberdade, tendo por base quatro princípios basilares: Liberdade (Freedom), Amigos (Friends), Recursos (Features) e Primeiro (First).

Como consequência, ele é frequentemente escolhido por desenvolvedores, entusiastas de tecnologia e empresas que desejam estar na vanguarda da computação de código aberto, tornando-o altamente respeitado em círculos de “open source” e fazendo dele uma distribuição de referência para muitas outras variantes de Linux.

O Fedora também é conhecido por suas políticas rígidas de software livre, incluindo em sua distribuição apenas software de código aberto, o que fez dele uma escolha popular para aqueles que defendem a liberdade do software e buscam uma distribuição Linux que esteja alinhada com esses valores.

Outra de suas marcas é seu sistema de gerenciamento de pacotes RPM (Red Hat Package Manager), que facilita a instalação e atualização de software, suportando ainda vários ambientes de gerenciamento de área de trabalho, incluindo o GNOME e o KDE.

Desde o seu início, o Fedora Linux atraiu uma comunidade ativa de desenvolvedores e entusiastas que continuam até hoje a trabalhar juntos para aprimorar o sistema.

sistema operacional Fedora Linux 3
A interface de usuário do Fedora Core 1.0
Versões

Sua primeira versão, lançada na data de hoje, receberia a denominação “Fedora Core 1.0” (codinome Yarrow), identificação mantida até a chegada da versão 7.0, que assumiria o nome Fedora Linux.

Atualmente, o Fedora Linux tem várias edições, cada uma projetada para um propósito específico.

A edição mais popular é o Fedora Workstation, que é um sistema operacional fácil de usar, adequado  para notebooks e desktops.

O Fedora Workstation inclui o ambiente de desktop GNOME, que oferece uma interface gráfica intuitiva e moderna, bem como diversos aplicativos integrados, como o navegador Firefox, o editor de texto Gedit, o gerenciador de arquivos Nautilus e o terminal GNOME.

Além disso, o Fedora Workstation possui um conjunto completo de ferramentas para programadores, como o compilador GCC, o interpretador Python, o depurador GDB, o editor de código Visual Studio Code e o sistema de controle de versão Git.

Outras edições do Fedora Linux incluem o Fedora Server, um sistema operacional poderoso e flexível para servidores; o Fedora IoT, um sistema operacional confiável e focado em Internet das Coisas; o Fedora Cloud, uma imagem de sistema operacional mínima e otimizada para nuvens públicas e privadas; e o Fedora CoreOS, um sistema operacional minimalista e atualizado automaticamente para contêineres.

Além disso, o Fedora Linux também oferece opções personalizadas, como o Fedora Spins, que são versões do Fedora com ambientes de desktop alternativos; o Fedora Labs, pacotes de software e conteúdo selecionados para propósitos específicos e os Downloads Alternativos do Fedora, versões especiais ou formatos diferentes do Fedora.

E você, utilizou alguma versão do Fedora Linux?

Instalando e usando a primeira versão do Fedora
A história do Fedora Linux, por Greg Dekoenigsberg