Em 20 de outubro de 2004, a empresa britânica Canonical Ltd, do empresário sul-africano Mark Shuttleworth, lançava a primeira versão do sistema operacional Ubuntu Linux.

O Ubuntu é um sistema operacional para computadores, de código aberto e gratuito, baseado em um núcleo (kernel) Linux e em um conjunto de softwares gratuitos/livres (em sua maioria), que teve como base a distribuição Debian GNU/Linux.

sistema operacional Ubuntu Linux 2
A área de trabalho da primeira versão

É fornecido em três “modalidades” básicas: Destkop (para computadores pessoais), Server (para computadores servidores) e Core (para dispositivos de Internet das Coisas, sendo também muito utilizado atualmente em sistemas de computação em nuvem.

Seu nome, em uma tradução livre do idioma africano Zulu, significa “humanidade com os outros”, exprimindo a ideologia comunitária por traz do projeto, tendo por foco oferecer um ambiente de fácil uso mesmo para o usuário leigo.

Tem versões liberadas duas vezes ao ano e adota como padrão para numeração das versões o formato AA.MM, representando o ano e o mês do seu lançamento, respectivamente. Teve como primeira versão a 04.10, de outubro de 2004.

sistema operacional Ubuntu Linux 3
Discos do pacote de distribuição da versão inicial

Conta ainda com versões especiais lançadas aproximadamente a cada 2 anos, no mês de abril, denominadas Long Term Support (LTS) (Suporte de Longo Prazo), que recebem suporte gratuito por cinco anos, representando 95% de todas as instalações atualmente em funcionamento.

Seu desenvolvimento é patrocinado pela instituição sem fins lucrativos Ubuntu Foundation, criada em 1 de julho de 2005 por Mark Shuttleworth e pela Canonical Ltd, que “banca” alguns funcionários mais importantes do projeto, a fim de que o sistema Ubuntu tenha o seu desenvolvimento e suporte assegurados por um longo período de tempo.

O Ubuntu detém hoje mais de 30% do mercado de computadores desktop que rodam Linux, o que o coloca como a distribuição mais popular na atualidade.

Para conhecer ou relembrar:

Quer experimentar o UBUNTU Linux sem muito trabalho?

Neste endereço é possível executar uma versão que roda direto no seu navegador.

E você, já utilizou alguma versão do sistema Linux? Qual sua opinião sobre ele?

As versões do Ubuntu
A filosofia Ubuntu