Tux a mascote do sistema Linux de 1996

Em 09 de maio de 1996, nascia Tux a mascote do sistema Linux.

Nesta data Linus Torvalds, o pai do sistema operacional Linux, escolhia o fofo pinguim para ser a “cara” do seu sistema.

Originalmente a ideia de usar um pinguim como mascote do Linux foi do próprio Torvalds, que comentava ter se apaixonado por eles depois de uma visita à um zoológico na Austrália. Sua mensagem original em um fórum de usuários, datada de 9 de maio de 1996, pode ser lida aqui.

Tux a mascote do sistema Linux 2
As etapas da criação de Tux

A primeira versão da mascote viria de Alan Cox (um dos programadores colaboradores do Linux), após conhecer uma imagem apresentada a ele por Torvalds.

Mas caberia à Larry Ewing a criação da versão definitiva daquela se seria a “cara” do Linux daí em diante.

Curiosamente, embora tenha sido a escolhida por Torvalds como mascote, a ilustração de Ewing não ganhou nenhum dos três concursos ocorridos na época. 🤷‍♂️

Tux a mascote do sistema Linux 3
A imagem que Torvalds apresentou à Cox e que serviu de inspiração para a mascote

Para a criação do desenho, mantendo-se dentro do espírito “Livre” do sistema, Ewing usou o software GIMP (aplicativo gratuito para edição de imagens similar ao Photoshop) no seu poderoso computador Intel 80486 DX2 de 50MHz.

Faltava ainda o “batismo”, realizado por James Hughes, que teria cunhado o nome “Tux” a partir da expressão (T)orvalds (U)ni(X).

Tux também vem da palavra inglesa “Tuxedo”, conhecido por nós brasileiros como “smoking” (aquela vestimenta utilizada em eventos de gala), que lembra em muito as cores naturais dos pinguins.

E você, costuma usar Linux?

Xenia, a “quase” mascote do Linux