O transistor de silício de 1954

Em 10 de maio de 1954, Gordon Kidd Teal, então diretor de pesquisa e desenvolvimento da Texas Instruments (TI), anunciava em uma conferência ter desenvolvido o primeiro transistor de silício da história.

Na época, outro tipo similar de transistor já existia, também do tipo junção PN, mas baseado no elemento “germânio“, que não se dava muito bem com altas temperaturas.

A indústria eletrônica aguardava ansiosamente a notícia de quem seria a primeira empresa a desenvolver um dispositivo capaz ultrapassar esta barreira térmica.

transistor de silício 2
Anúncio da época

Neste dia, durante uma conferência em Dayton/Ohio nos EUA, diversos representantes técnicos de várias instituições se sucederam em palestras, todos se resumindo a relatar sua frustração em não ter conseguido nenhum avanço.

Mas Teal, último palestrante e para a surpresa de todos, deu a notícia que esperavam há anos:

“Nossa companhia agora tem dois tipos de transistores de silício em produção e tenho alguns deles aqui no bolso do meu paletó”.

Seu assistente prontamente “sacou” um gravador construído com transistores de germânio e pôs uma música para tocar. No instante que mergulhou este gravador em óleo quente, a música parou instantaneamente, como esperado.

transistor de silício 3
O “pai” da invenção

Teal então substituiu os transistores do circuito do gravador pelos modelos em silício que ele tinha no bolso. Repetiu o procedimento do óleo quente, onde todos puderam constatar que a música continuava sendo ouvida!

Esta invenção revolucionária abriu caminho para tudo que conhecemos atualmente no universo dos dispositivos eletrônicos e, em especial, os computadores.

E você, qual o primeiro dispositivo eletrônico de que se recorda na sua vida?

Documentário de 1953 da empresa AT&T sobre os transistores