Em 24 de março de 1959, durante a convenção anual do Institute of Radio Engineers no New York Coliseum, a Texas Instruments realizava a apresentação pública do Circuito Integrado, ou melhor, o “Circuito Sólido” como foi anunciado.

Tudo bem… o nome “circuito sólido“ não pegou e estas maravilhas inventadas no ano anterior ficariam conhecidas mesmo como Circuitos Integrados (CI) ou simplesmente “microchips”. 😊

Vivíamos uma era de avanços grandiosos e espetaculares como o início da exploração do espaço com os primeiros foguetes, computadores enormes, aviões a jato… mas, curiosamente, durante a apresentação, fora a equipe da própria Texas Instruments, poucos percebiam o que estava diante deles.

apresentacao publica do Circuito Integrado 2
Versões modernas dos “microchips”

Até mesmo o famoso jornal The New York Times, que cobriu o evento, só reservaria os dois últimos parágrafos de sua matéria para falar dele, dando, contudo, enorme atenção à um sistema de radionavegação da Westinghouse que prometia veículos autônomos (sem motoristas) e à um sistema de transporte de correspondências via foguete.

Nenhum desses dois projetos “mirabolantes”, claro, deu em lugar algum.

Mas o seu inventor, o engenheiro John St. Clair Kilby (Jack Kilby), e o presidente da empresa, Patrick Haggerty, sabiam exatamente o que tinham em mãos, anunciando numa coletiva de imprensa em um prédio próximo que o dispositivo criado pela empresa revolucionaria o desenvolvimento de computadores, foguetes, satélites, telefones, rádios, aparelhos de TV, equipamentos médicos, etc…

apresentacao publica do Circuito Integrado 3
Jack Kilby e alguns dos dispositivos cuja criação só foi possível por conta dos circuitos integrados

Mas como toda nova tecnologia, estes dispositivos ainda eram caros para substituírem de imediato os circuitos construídos com componentes discretos, como transistores, resistores e capacitores.

Isso mudaria com a chegada do presidente John Fitzgerald Kennedy o governo, que injetaria milhões de dólares dos cofres públicos na criação de mísseis intercontinentais e no atingimento de sua meta pessoal de levar o homem até a Lua, estimulando o desenvolvimento destes dispositivos e reduzindo seu custo de produção em quase 30 vezes.

O fato é que sem os CIs, todas as “modernidades” que nos cercam, como os PCs, TV, internet, celulares e até mesmo uma simples calculadora portátil, não seriam possíveis.

É inegável que a invenção deste dispositivo mudou o rumo da humanidade para sempre.

E você, em quais áreas acha que os Circuitos Integrados foram mais importantes?

Como os chips são fabricados
Edição do programa Computer Chronicles sobre a tecnologia dos microcips