Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 30 de março de 1903, entrava em funcionamento regular o primeiro serviço telegráfico transatlântico de notícias, sem fio, entre a Inglaterra e os EUA.

Mas esta história só teria sido possível após a genial invenção de Guglielmo Marconi: um sistema de comunicação através do ar, que daria origem ao telégrafo sem fio. O Rádio. 📡

primeiro serviço telegráfico transatlântico de notícias 2
Um dos dispositivos de transmissão de Marconi

Embora os dispositivos utilizados em seus experimentos não tenham sido inventados por ele, Marconi teve o mérito de descobrir formas de aplicar as descobertas de James Clerk Maxwell e Heinrich Rudolf Hertz para criar sistemas práticos de radiocomunicação.

Em 1894, com apenas 20 anos de idade, após realizar seus primeiros experimentos com o dispositivo de Hertz (no celeiro de sua casa na Itália, sua terra natal), fascinou-se com a possibilidade de utilizar o mesmo princípio para transmitir, à longas distâncias, sinais de telégrafo.

Contudo, percebendo o desinteresse das autoridades locais pelas suas descobertas, mudou-se em 1896 para Inglaterra, onde daria entrada com o pedido de patente do seu sistema no mesmo ano.

primeiro serviço telegráfico transatlântico de notícias 3
Foto de Marconi, ao lado de seu invento, no início do século 20

Realizou a partir daí sucessivos experimentos em terra, nos quais conseguia alcançar distâncias cada vez maiores, concretizando, em 1889, a primeira transmissão atravessando o Canal da Mancha.

Dois anos depois, em 1901, Marconi deixava clara as ilimitadas possibilidades do seu invento, transmitindo através do Oceano Atlântico, até o Canadá, o sinal “· · ·”, a letra “S” em Código Morse, vencendo a espantosa distância de mais de 3mil km.

Em reconhecimento ao seu trabalho, Guilherme Marconi receberia em 1909 o Nobel de Física.

Mas outra área em que Marconi foi também notável foi a do mundo dos negócios, com um excelente “faro” para perceber o enorme potencial comercial que seu sistema trazia: transmitir informações à longas distâncias.

Para tanto, fundaria em 1897, pouco tempo depois e obter sua patente, a The Wireless Telegraph & Signal Company, posteriormente rebatizada como Marconi Wireless Telegraph Company e Marconi Company Ltd.

primeiro serviço telegráfico transatlântico de notícias 4
Registro da equipe que realizou a transmissão da mensagem entre o presidente norte-americano Roosevelt e o rei Edward VII

Antecederia ao lançamento do serviço internacional de notícias a primeira mensagem de rádio transatlântica dos EUA para o Reino Unido, enviada entre a estação estadunidense de South Wellfleet e a da cidade de inglesa de Poldhu, trazendo uma saudação do presidente Roosevelt para o rei Edward VII, em 18 de janeiro de 1903.

Com um sistema já operacional entre os dois países, inaugurava-se, no dia de hoje, o primeiro serviço regular de notícias operando entre as cidades de Nova Iorque e Londres, estabelecido pelo jornal londrino The Times (London Times), primeiro veículo de imprensa a fechar acordo com a empresa Marconi Telegraph Company para uso do sistema.

A primeira mensagem, enviada pelo jornalista correspondente norte-americano do The Times, dava detalhes sobre a negociação de um tratado com Cuba realizado por John Milton Hay, secretário de Estado dos Estados Unidos.

Pouco tempo depois, começava também a funcionar um sistema similar do jornal estadunidense The New York Times.

E você, sabia que um brasileiro teria realizado a primeira transmissão de rádio, anos antes de Marconi?

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

O telégrafo sem fio de Marconi
Marconi demonstra o telégrafo sem fio
Um dos transmissores de Marconi em funcionamento

WhatsAppmessengerinstagram directemail

Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: