Em 18 de maio de 1923, o francês Antoine Barnay dava entrada na França em seu pedido de patente para o primeiro modelo de aparelho de telefone de disco.

Telefone com disco? Que “trem” é esse? (com a devida vênia aos nossos queridos amigos mineiros 🧀😊).

Talvez os telefones sejam desses objetos do dia a dia que mais mudaram desde sua invenção.

patente do telefone de disco 2
Configuração interna

Muitos não se lembram, mas houve uma época em que o telefone era um objeto de destaque na mesa.

Tinha campainha com um sino de verdade. Mecânico, pesado, praticamente indestrutível. Sem “chips”. Se caísse sobre uma coisa, era mais fácil a “coisa” quebrar do que o aparelho ser danificado. Inclusive seu pé. 😊

Hoje o conceito de “telefone” é algo que está associado à “instantaneidade”, rapidez, mas nem sempre foi assim.

patente do telefone de disco 3
Um dos primeiros modelos

Quando os primeiros sistemas telefônicos foram implantados, o cidadão endinheirado que desejasse chamar a casa do seu compadre, tinha como “primeira parada” a telefonista.

Era para ela a quem ele precisava informar o destinatário desejado.

A partir daí, a telefonista realizava conexões manuais em um painel, lhe ligando ao destino. Você esperava alguns minutos, tomava mais uns goles de café e o mundo não acabava por isso 😊.

patente do telefone de disco 4
Orientações da época de como utilizar o aparelho

Mas no dia de hoje, em 1923, Barnay apresenta a proposta que automatizava este processo de identificação do destino, por meio de variações do nível de tensão (voltagem) na linha telefônica, os famosos “pulsos”, velhos conhecidos de todos os que usaram telefones fixos até o início dos anos 90.

A cada quantidade de pulsos era associado um número, que a central telefônica entendia e procedia com a conexão. Agora tudo “instantâneo”, demorando apenas (incríveis) 1 ou 2 minutinhos para você “discar” e completar uma chamada desejada.

Quanta modernidade!

patente do telefone de disco 5
O modelo de teclas, com a tecnologia DTMF, lançado em 1963
Telefone de Teclas

Quarenta anos depois, 18 de novembro de 1963, outra grande mudança chegaria aos sistemas de telefonia, com a introdução, pela empresa estadunidense Bell System, dos telefones com teclas baseados na tecnologia Dual-Tone Multi-FrequencyDTMF (Multifrequência de Tom Duplo), que substituía a sinalização por pulsos pelo envio de um conjunto de frequências, tornando a discagem muito mais rápida.

Nos anos seguintes, o sistema DTMF foi gradativamente substituindo a discagem por pulsos, tornando um padrão mundial para sinalização de telecomunicações.

E você, lembra de usar telefones de disco?

Agora você pode discar (1954)
Notícia da implantação do sistema nos EUA
Vídeo da companhia Bell de 1940 mostrando aos usuários como usar o telefone de disco.