Em 16 de novembro de 1993, a Telecomunicações do Espírito Santo S/A (TELEST), colocava em operação o primeiro telefone celular do Espírito Santo.

A TELEST foi uma das empresas estatais de telecomunicações vinculadas à Telebrás, sendo sua subsidiária responsável por atender o estado do ES.

Fundada em 1951, com o nome original de Companhia Telefônica do Espírito Santo (CTES), operou até 1972, quando do advento da Lei nº 5 792, de 11 de julho de 1972 que consolidou o sistema brasileiro de telecomunicações, transferindo seu controle para a Telebrás e rebatizando-a como “Telest”.

Anos depois, esta mesma empresa seria também a responsável por trazer ao nosso estado o seu primeiro sistema de telefônica móvel, figurando entre os estados brasileiros pioneiros na implantação do serviço.

Esta historia teve início no ano de 1993, quando o senhor Adilson Rodrigues Pimenta tentava (já há algum tempo) instalar um telefone fixo n’um imóvel seu no município da Serra, sem muito sucesso, em função da negativa da operadora estadual que alegava ausência de condições técnicas para atendê-lo.

Vale lembrar que falamos de uma época em que adquirir uma linha telefônica não era um processo fácil. ☎

Não bastava ter o dinheiro necessário para adquirir o caríssimo serviço. O cidadão precisava se inscrever em um dos “planos de expansão” e aguardar numa fila de espera até receber a graça de ser contemplado com o serviço.

Mas a TELEST lhe proporia uma outra forma de atendimento: contratação de uma linha de telefone celular.

E nesta data, após pagar mais de US$ 3.000 pela linha, o felizardo Sr. Adilson entrava definitivamente para a história do estado como sendo o primeiro capixaba usuário do serviço. 😊

O aparelho usado por ele muito provavelmente foi o saudoso Motorola PT-550, carinhosamente apelidado de “tijolão”, o primeiro modelo de telefone celular comercializado Oficialmente no Brasil.

E você, qual foi seu primeiro aparelho de telefone celular?

Matéria do Jornal Nacional sobre a implantação da telefonia móvel no Brasil