Em 03 de abril de 1973, o engenheiro Martin Cooper mudaria a vida de todos nós realizando a primeira chamada de celular, em uma via pública, da história.

Na época com 44 anos, o então gerente do departamento de comunicação da Motorola, Martin Cooper, fazia, pela primeira vez na história, uma chamada telefônica do meio da rua da cidade de Nova Iorque.

Nesta altura o conceito de telefonia móvel já não era novo, visto que a ideia havia sido proposta lá no final dos anos 40 pelo Bell Labs, com a Motorola produzindo versões para veículos já há um bom tempo.

primeira chamada de celular 5
Os primeiros modelos veiculares e a parafernália necessária ao seu funcionamento

Mas os modelos veiculares (na verdade grandes rádios), eram equipamentos volumosos e pesados, cuja “central” ocupava um enorme espaço no porta-malas do carro.

Cooper sonhava com a possibilidade de as pessoas poderem realizar suas chamadas de qualquer lugar, usando um dispositivo realmente portátil, que pudesse ser levado a qualquer canto.

Com a evolução e a miniaturização da eletrônica, especialmente após a popularização dos circuitos integrados, Cooper e a equipe da Motorola, produziram um protótipo de aparelho “portátil” que 10 anos depois viria a se tornar modelo Motorola DynaTAC 8000X.

primeira chamada de celular 3
Motorola DynaTAC 8000X, primeiro portátil comercialmente produzido, só lançado 10 anos depois

Como teste do sistema, que operava na faixa de 900MHz, Cooper realizou uma chamada do meio da 6ª Avenida de Nova Iorque que, naturalmente, não tinha outro celular como destino. 😊

Na verdade, foi endereçada à um telefone fixo muito especial. Era o número do chefe da equipe de pesquisa e desenvolvimento da empresa Bell Labs, Joel Stanley Engel, que também vinha desenvolvendo o sistema celular que se tornaria o AMPS.

Não é difícil imaginar a cara do seu concorrente ao atender a ligação de Cooper e ouvir o barulho dos carros ao fundo.

primeira chamada de celular 2
Matéria da edição de julho de 1973 da revista Popular Science sobre a nova tecnologia

Com um aparelho que pesava mais de 1kg e cuja bateria só tinha autonomia para 20 minutos de conversação, a ligação precisava ser rápida, afinal ninguém aguentaria manter um trambolho desse grudado na orelha por muito tempo. 😊

Logo após a histórica chamada, a Motorola realizaria uma conferência de imprensa no Hilton Hotel de Nova Iorque para anunciar a novidade, onde os jornalistas se acotovelariam para experimentar novo “brinquedinho”, ligando para seus escritórios.

primeira chamada de celular 4
Martin Cooper, em 2023, com um exemplar do histórico aparelho

O fato é que a Motorola saiu na frente na corrida pelos celulares e nossas vidas, definitivamente, nunca mais foram as mesmas após aquela ligação.

Embora a empresa esperasse ter um sistema operacional já em 1976, as autorizações necessárias do órgão regulador norte-americano só seriam concedidas em 1983, quando o primeiro modelo comercial de aparelho (o Motorola DynaTAC 8000X) seria lançado e a primeira chamada comercial de celular seria realizada.

E você, lembra quando adquiriu seu primeiro telefone celular?

Entrevista com Martin Cooper sobre a primeira chamada de celular
Palestra de Martin Cooper para o TED