A primeira linha de telégrafo transcontinental de 1861

Em 24 de outubro de 1861, a empresa estadunidense Western Union terminava a construção da primeira linha de telégrafo transcontinental, cruzando os EUA de costa a costa.

Após a invenção da tecnologia por Samuel Finley Breese Morse na década anterior e com a implantação dos primeiros sistemas comerciais de telégrafo nos anos 1840, a popularidade do serviço viria a explodir na década seguinte, com linhas cobrindo a maioria dos estados da costa leste norte-americana.

Mas com a aprovação do “Telegraph Act” no congresso dos EUA em 1860, o Estado americano recebia autorização para investir recursos na implantação de novos trechos do sistema, no sentido de completar sua interconexão entre o leste e o oeste.

Era o “empurrão” que faltava.

Coube à Western Union Telegraph Company trabalhar na ligação crítica que contemplava o trecho entre o estado do Missouri e a cidade de Salt Lake City/Utah.

primeira linha de telégrafo transcontinental 2
Registros da época

Esta era uma área especialmente complexa, hora por conta do terreno montanhoso e de difícil acesso, hora pelas extensas planícies praticamente desabitadas e sem árvores para serem cortadas. Isso tornava a logística de transporte dos insumos uma operação bastante difícil.

Para o último trecho a ser construindo, várias equipes distintas foram criadas, cada uma delas partindo de um extremo ao encontro da outra.

A partir da data da instalação do primeiro poste em 4 de julho de 1861, estas equipes foram responsáveis pela implantação de espantosos 27mil postes e mais de 3000km de fios elétricos, até a data final em outubro.

Numa conta rápida, este trabalho de 4 meses equivale à instalação de mais de 200 postes por dia. Um número espantoso até para as tecnologias atais.

Com a conclusão deste sistema, as comunicações, que antes demoravam dias até que uma carta saísse de uma localidade e chegasse a outra, agora passavam a acontecer quase que imediatamente!

primeira linha de telégrafo transcontinental 3
O longo trajeto da linha

Para se ter um exemplo, o histórico serviço Pony Express, que transportava correspondências urgentes a cavalo, demorava 10 dias para levar uma carta entre a Califórnia e o Missouri.

E veja que hoje ficamos impacientes se uma mensagem demora alguns segundos para ser enviada. 😊

Este talvez tenha sido um salto tecnológico das comunicações só equiparado ao advento da Internet nos nossos dias.

Coube a Stephen J. Field, chefe de justiça da Califórnia, o envio da primeira mensagem ao então presidente Abraham Lincoln, na qual comentava que o novo meio de comunicação ajudaria a garantir a lealdade dos estados ocidentais à União durante a Guerra Civil americana, que se desenrolava naquela mesma época.

Dois dias depois da inauguração da linha de telégrafo, o serviço Pony Express foi extinto…  tinha se tornado imediatamente obsoleto.

E você, lembra da última vez que enviou uma carta ou telegrama a alguém? Pra quem foi?

A história da linha telegráfica da Western Union