Em 03 de julho de 1969, a Universidade da Califórnia – Los Angeles (UCLA), emitia comunicado de impressa informando que se tornaria a primeira estação de uma rede nacional de computadores, a ARPANET, o embrião da Internet.

Nesse comunicado, a universidade declarava que a UCLA:

se tornará a primeira estação em uma rede nacional de computadores que, pela primeira vez, irá conectar computadores de fabricantes diferentes e usando diferentes linguagens de máquina em um único sistema de tempo compartilhado. […] A criação dessa rede representa um grande passo na tecnologia da computação e pode servir como precursora de grandes redes de computadores no futuro”.

Nascia aí a Advanced Research Projects Agency NetworkARPANET (Rede da Agência de Pesquisas em Projetos Avançados), a precursora daquilo que viria a ser a nossa atual Internet.

ARPANET - embrião da Internet 2
Equipe do projeto no laboratório da UCLA em 1969

A ARPANET foi a primeira rede criada para interconexão de universidades, empresas e governo norte-americanos, possibilitando que trocassem dados entre si de forma segura e confiável.

A UCLA era apenas o primeiro dos muitos “nós” que viriam a compor esta grande rede, cuja primeira mensagem só seria efetivamente trocada com o Stanford Research Institute (SRI) da Universidade de Stanford, em 29 de outubro do mesmo ano, sob o comando do professor Leonard Kleinrock.

Para tanto, precisaram construir antes um equipamento que fizesse o encaminhamento dos dados entre os nós da rede, o Interface Message Processor (IMP), o “avô” dos roteadores de hoje em dia.

ARPANET embrião da Internet 3
IMP: primeiro “roteador” da Internet

O primeiro deles só ficaria pronto em 29 de agosto do mesmo ano, quando foi entregue à UCLA.

Mas só após a instalação da segunda unidade no SRI e do circuito de dados interconectando as instituições, é que foi possível realizar o primeiro teste.

Neste histórico teste, foi feita uma tentativa realizar um “LOGIN” no sistema remoto.

Digitaram “L”, e receberam a confirmação, por telefone, de que o caractere digitado tinha chegado em Stanford.

Comemoração!

Digitaram “O” e outra festa!

Felizes, digitaram o “G”… e, em seguida, o sistema travou. 😊.

Um teste parcialmente malsucedido, mas que marcava o início de uma nova era.

ARPANET - embrião da Internet 4
A evolução da ARPANET em seus primeiros anos de existência

Mas o evento que provocaria um “salto” verdadeiro nessa rede foi sua conexão às outras redes que surgiram logo em seguida: a National Science Foundation Network (NSFNet), que interligava centros de supercomputação nos EUA, a NASA Science Network (NSN), além da Bitnet e CSNET, redes de instituições de ensino.

Contudo, faltava ainda uma forma padronizada para que estas redes pudessem “conversar” entre si.

É aí que surge, em 1974, o protocolo de comunicação conhecido pela sigla TCP/IP, que até hoje é a base de funcionamento da Internet e de quase a totalidade das redes de dados em uso na atualidade.

Vem desse documento de especificação do TCP/IP, inclusive, a expressão “Internet”, que passaria a designar nossa “grande rede”.

A ARPANET permaneceu “fechada” e restrita às instituições não-comerciais americanas até 1989, quando as empresas Compuserve e a MCI Mail criaram conexões com a ARPANET, permitindo que seus usuários pudessem trocar e-mails entre si e com os membros da rede de pesquisa.

Era o início da etapa comercial da Internet, que abriria as portas de acesso a todos os cidadãos do mundo.

E você, quando usou a Internet pela primeira vez?

O nascimento da Internet