O primeiro servidor de páginas web de 1991

Em 17 de maio de 1991, Tim Berners-Lee, físico pesquisador do CERN (laboratório europeu de física de partículas na Suíça), colocava em funcionamento o primeiro servidor de páginas web da história!

Esta história se inicia em 1989, quando Berners-Lee publica seu artigo propondo as bases daquilo que viria a ser tornar a World Wide Web.

O primeiro servidor de páginas web 3
Assim era a internet antes da Web

No período que se seguiu, depois de muitas discussões, fez algumas novas proposições que culminaram com uma versão preliminar dos aplicativos já no final de 1990.

Berners-Lee usou para esta façanha um computador NeXTcube, criado pela empresa NeXT, fundada por Steve Jobs em 1990 (depois de sua “demissão” da Apple).

primeiro servidor de páginas web 2
Postagem original de Berners-Lee convidando usuários da internet a testarem seu novo sistema.

Credita-se ao dia 17 de maio de 1991, como sendo a data em que o projeto oficialmente teria sido concluído (com a aprovação do Comitê Científico) e que o pacote de software (servidor e navegador) teria sido disponibilizado aos pares do CERN para uso.

Esta data, contudo, é objeto de controvérsia, existindo fontes reportando dezembro de 1990 como data de entrada em operação dos sistemas, em suas versões ainda preliminares.

Fato é que, em junho de 1991, a primeira versão oficialmente “numerada” (a 0.1) era formalizada, ocorrendo em agosto a divulgação pública do projeto, com a disponibilização dos softwares a quem se interessasse.

O primeiro servidor de páginas web 4
O conteúdo original do primeiro site hospedado no SLAC

No fim do mesmo ano, o primeiro servidor web fora da Europa entrava em operação no Stanford Linear Accelerator Center (SLAC) na Califórnia/EUA. O conteúdo deste site está disponível aqui neste endereço.

A partir daí, o mundo nunca mais seria o mesmo 😊.

E você, quando navegou na internet pela primeira vez?

Palestra de Tim Berners-Lee no TED sobre a próxima Web