O primeiro servidor de páginas web de 1991

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 17 de maio de 1991, Tim Berners-Lee, físico pesquisador do CERN (laboratório europeu de física de partículas na Suíça), colocava em funcionamento o primeiro servidor de páginas web da história!

Esta história se inicia em 1989, quando Berners-Lee publica seu artigo propondo as bases daquilo que viria a ser tornar a World Wide Web.

No período que se seguiu, depois de muitas discussões, fez algumas novas proposições que culminaram com uma versão preliminar dos aplicativos já no final de 1990.

Berners-Lee usou para esta façanha um computador NeXTcube, criado pela empresa NeXT, fundada por Steve Jobs em 1990 (depois de sua “demissão” da Apple).

Credita-se ao dia 17 de maio de 1991, como sendo a data em que o projeto oficialmente teria sido concluído (com a aprovação do Comitê Científico) e que o pacote de software (servidor e navegador) teria sido disponibilizado aos pares do CERN para uso.

primeiro servidor de páginas web 2
Mensagem original divulgando seu novo sistema

Esta data, contudo, é objeto de controvérsia, existindo fontes reportando dezembro de 1990 como data de entrada em operação dos sistemas, em suas versões ainda preliminares.

Fato é que, em junho/91, a primeira versão oficialmente “numerada” (a 0.1) era formalizada, ocorrendo em agosto a divulgação pública do projeto, com a disponibilização dos softwares a quem se interessasse.

No fim do mesmo ano, o primeiro servidor web fora da Europa entrava em operação no Stanford Linear Accelerator Center (SLAC) na Califórnia/EUA.

A partir daí, o mundo nunca mais seria o mesmo 😊.


E você, quando navegou na internet pela primeira vez?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!


Vídeos(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

Palestra de Tim Berners-Lee no TED sobre a próxima Web
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.