Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 12 de outubro de 1988, no Davies Symphony Hall de San Francisco/EUA, a empresa NeXT Inc lançava o inovador computador NeXT.

O NeXT Computer System, como também era chamado, foi uma avançada estação de trabalho desenvolvida pela empresa NeXT Inc, fundada por de Steve Jobs depois de sua demissão da Apple.

E como o próprio Jobs fazia questão de dizer, o primeiro modelo de computador de sua segunda empresa, era um equipamento “cinco anos à frente do seu tempo”.

computador NeXT 2
Vista traseira

E estava mesmo… Um projeto pensado nos mínimos detalhes e sem economizar recursos: só os moldes das faces do seu gabinete em forma de cubo custaram 650mil dólares… cada… pois Jobs exigia que tivessem ângulos exatos de 90º.

Jobs e sua mania de perfeição… 😉

O novo computador contava com o avançado processador Motorola 68030, rodando a 25MHz, um coprocessador matemático 68882, uma unidade de armazenamento óptico (quando ninguém ainda pensava em usar), um processador digital de sinais (DSP) integrado para uso em aplicações como reconhecimento de voz e áudio digital, além um ambiente de desenvolvimento totalmente orientado a objetos.

computador NeXT 3
Vista interna

Seu gabinete de cor negra em formato de um cubo perfeito de 305mm (1 pé) de aresta, rendeu a ele o carinhoso apelido de “NeXT Cube”, e que se tornaria seu nome oficial no modelo seguinte.

Mas mesmo com todas as suas características avançadas, seu preço meio “salgado”, na casa dos US$ 6.500, restringiu bastante suas vendas. Ainda assim, foram comercializadas 50mil unidades.

Uma delas entraria para a história por ter sido usada pelo pesquisador Tim Berners-Lee para, simplesmente, inventar a World Wide Web, ou seja, a Internet como conhecemos hoje.

Nelas também seria desenvolvido o histórico jogo DOOM e suas derivações.

computador NeXT 4
O sistema NeXTSTEP criado para o computador

Além disso, seu sistema operacional NeXTSTEP, desenvolvido pela empresa a partir de uma variante do sistema BSD Unix, viria a se tornar futuramente o bem sucedido MacOS X, quando do retorno de Jobs para sua antiga empresa e a compra da NeXT pela Apple em 1997.

Isso também significa dizer que até mesmo o iOS usado nos iPhones e iPads, oriundo do MacOS, têm uma origem no NeXTSTEP!

Há ainda uma história curiosa sobre a criação da logomarca da empresa NeXT.

Para esta tarefa, Jobs contratou Paul Rand, uma das lendas do design, com 71 anos de idade na época.

Já sabendo da fama de Jobs de ser perfeccionista e de interferir intensamente nos processos de criação, Rand teria dito ao contratante já nas primeiras conversas:

“Vou resolver o seu problema e você vai me pagar. Você pode usar ou não o que eu criar, mas de qualquer forma você vai me pagar.”

computador NeXT 5
Anúncio da época

E 100mil dólares depois, Rand apresenta sua criação à Jobs, que reclama do tom de amarelo usado, solicitando que mudasse a cor. Rand então teria dado um soco na mesa, dizendo: “Faço isso há 50 anos! Eu sei o que estou fazendo!“.

E esta cena entraria para a história como uma das poucas vezes que alguém ganharia uma discussão contra Jobs. 😊

Dois anos depois do lançamento deste primeiro modelo do computador NeXT, uma versão de preço mais acessível seria apresentada, a NeXTStation.


E você, teve contato com algum modelo de computador da NeXT?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Steve Jobs apresenta publicamente o NeXT Computer
Paul Rand mostra à equipe da NeXT a logomarca da empresa
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *