Em 27 de janeiro de 2010, durante o evento da MacWorld na Califórnia, Steve Jobs (aquele da Apple) anunciava ao mundo a primeira versão do revolucionário tablet Apple iPad.

Esta não era a primeira incursão da empresa da maçã no mundo dos portáteis.

Em 1992 ela tinha produzido um dispositivo revolucionário para a época, o assistente pessoal Apple Newton, que de tão inovador e à frente do seu tempo, foi profundamente incompreendido, tornando-se um dos maiores fracassos da Apple. Foi inclusive com o Newton que foi apresentado ao mundo o conceito de “Assistente Digital Pessoal“.

tablet Apple iPad 2
Aparência externa

Mas o novo iPad era um aparelho “mágico e revolucionário”, conforme os anúncios da época, que possibilitava acessar a internet, enviar e-mails, curtir seu álbum de fotos, assistir vídeos e ouvir músicas, jogar, ler livros digitais, dentre outras funções.

Isso tudo ao alcance de suas mãos e em qualquer lugar. Até mesmo enquanto estivesse no “reservado” 😊.

tablet Apple iPad 3
Placa principal e detalhe do processador Apple A4

Esta primeira geração da iPads contava com uma CPU Apple A4 (System on a Chip) rodando a 1GHz, 256MB de memória RAM, tela multitoque de LED tipo IPS de 9,7”, 16GB de armazenamento, interface WiFi (opção 3G também disponível), acelerômetro, entre outros “apetrechos”.

O melhor era a bateria, que prometia durar até 1 mês em “stand by”. Conecte-o a um teclado bluetooth e você tem um ultra portátil pesando menos de 700g e com 13mm de espessura!

Uma maravilha 😊.

tablet Apple iPad 4
Steve Jobs apresenta o iPad

Por rodar o mesmo sistema operacional do iPhone e do iPod touch, já desembarcava com uma enorme biblioteca de softwares, que contava com mais de 140.000 aplicativos disponíveis na loja de aplicativos Apple App Store.

Mas depois da incrível apresentação na MacWorld, os applemaníacos precisaram segurar os ânimos por mais de dois meses, pois ele só começou a ser comercializado em 03 de abril do mesmo ano. Aqui pela nossa terra, só chegaria oficialmente no ano seguintes, em 30 de novembro de 2011.

tablet Apple iPad 5
Anúncio da época

Apesar da ansiosa espera, vendeu mais de 3 milhões de unidades nos 80 primeiros dias de comercialização, sendo 300mil só no primeiro dia.

Sem dúvidas, um dispositivo que mudou a história da informática. Ao mesmo tempo que criou um novo segmento de produtos de tecnologia, demarcou o fim do período de décadas de “exclusividade” dos computadores pessoais como únicos dispositivos de computação pessoal.

E você, prefere os tablets Apple ou Android?

Steve Jobs apresenta o iPad