Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 28 de janeiro de 1952, o estadunidense Bank of America e a SRI International assinam contrato para construção do primeiro protótipo do Electronic Recording Machine, Accounting (ERMA), o sistema de compensação bancária ERMA, o primeiro sistema computacional do tipo.

O projeto havia começado em 1950, quando o Bank of America (BoA), observou que o uso de cheques estava aumentado astronomicamente lá na terra do Tio Sam.

Na época, um bancário era capaz de analisar por volta 2.000 cheques em um dia de trabalho, totalizando 10mil documentos avaliados por semana.

sistema de compensação bancária ERMA 2
Um dos painéis de conexões do ERMA

A questão é que o volume de cheques sendo emitidos pelas pessoas vinha crescendo a uma taxa de 23mil por mês, ocupando uma porção cada vez maior do tempo dos funcionários das agências para seu processamento.

Percebendo que precisavam encontrar uma saída automatizada para o processo manual de pagamento de cheques, procuraram a SRI International, uma instituição de pesquisa originalmente associada à Universidade de Stanford, para a prospecção de uma nova tecnologia para o problema.

A primeira questão identificada pela SRI foi de que os correntistas eram organizados alfabeticamente, requerendo a reordenação do arquivo sempre que um novo era adicionado.

Sugeriram então a adoção de um sistema numérico sequencial para as contas correntes, cujos números passariam a ser impressos também nos cheques, reduzindo enormemente o tempo de processamento.

Havia ainda a questão de como “ler” os cheques para identificação automatizada e rápida.

sistema de compensação bancária ERMA 3
O sistema de numeração opto-magnético MICR

Nascia aí um dos primeiros sistemas de identificação computadorizada de caracteres, o Magnetic Ink Character Recognition – MICR (Código De Reconhecimento De Caracteres Por Tinta Magnética), capaz de ler 10 cheques por segundo, com uma taxa de erro de apenas 1 em 100.000!

Resolvidas estas questões, foi então construído o primeiro protótipo do computador para implementar, o ERM. Um monstrengo que pesava 23 toneladas e continha 8.000 válvulas, 34.000 diodos, 304.000 metros de cabos, entre outros componentes.

As 32 unidades finais foram construídas pela General Electric, cujo modelo foi identificado pelo código GE-100. Vale lembrar que até então, computador era coisa de cientista, não de banco. 😊

O sucesso do sistema foi tanto, que o BoA viria a se tornar o maior banco do mundo em 1970.

É atribuído ao ERMA o advento do sistema bancário computadorizado moderno, a adoção de um sistema de identificação numérica de contas correntes, o sistema de códigos opto-magnéticos de numeração de cheques e o processamento de transações de cartões de crédito.


E você, ainda utiliza cheques?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Um sistema ERMA em funcionamento
O sistema de processamento de cheques da General Electric
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *