Em 21 de agosto de 1888, o norte-americano William Seward Burroughs recebia a patente da sua “máquina de calcular”, sendo a primeira patente americana emitida para um dispositivo desta natureza: a calculadora de Burroughs.

Filho de um mecânico, Burroughs havia trabalhado por 5 anos em uma instituição bancária, onde a “desagradável” tarefa de realizar intermináveis cálculos manuais despertou seu interessem em criar um mecanismo capaz de realizar este trabalho.

calculadora de Burroughs 2
Reprodução dos documentos originais da patente

Focado em encontrar uma solução para este problema, buscou um emprego em uma empresa de manutenção mecânica, onde pôde ter acesso aos conhecimentos e ferramentas de precisão para construir seu invento.

Sairia de lá para fundar a empresa “American Arithmometer Company”, em St. Louis (EUA), a fim de desenvolver seu projeto.

Um ano depois de obter a patente, já havia produzido 50 unidades.

Em 1904, com o sucesso das vendas, mudou-se para um espaço maior em Detroit, alterando logo em seguida o nome da empresa para “Burroughs Adding Machine Company”.

calculadora de Burroughs 3
Alguns dos muitos modelos de calculadoras que seriam produzidos pela Burroughs

Nos anos que se seguiram, abriu fábricas e esteve presente em vários países como Inglaterra, Escócia, França e Brasil.

Muito embora os primeiros modelos fossem de difícil uso, mostrando resultados diferentes de acordo com a “força” que se apertavam as teclas, Burroughs foi obstinado no aperfeiçoamento do equipamento e foi um dos pioneiros no mundo das calculadoras com registro impresso, chegando a dominar 90% do mercado no início do século 20.

Como forma de manter seu monopólio, adquiria os concorrentes antes que pudessem ter alguma participação relevante no mercado.

calculadora de Burroughs 4
Criou também uma grande variedade de computadores e acessórios

Na década de 50, a agora Burroughs Corporation, começou a se mover para o mundo dos computadores, passando a figurar entre os maiores fabricantes nos anos 60 e 70.

Produziu terminais, periféricos e uma grande linha de computadores do tipo Mainframe, tendo grande participação no segmento bancário.

calculadora de Burroughs 5
Anúncios da Burroughs

Passados 100 anos de sua fundação, em 1986, a empresa se fundiria com a “Sperry Corporation” para fundar uma das gigantes do mundo da informática: a empresa Unisys.

Veja aqui o documento original da patente:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

E você, trabalhou com alguma calculadora ou computador Burroughs?

A história da Burroughs (1956)
Mainframes Burroughs (1963)