Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 31 de outubro de 1945, ocorria no MIT a Primeira Conferência sobre Técnica de Computadores Digitais, encontro que ajudaria a moldar as bases de toda a futura indústria da computação.

Durante a Segunda Grande Guerra Mundial, o desenvolvimento acelerado de máquinas de cálculo, como o britânico Colossus e o norte-americano ASCC/Harvard Mark I, havia demonstrado claramente o imenso potencial que os computadores eletrônicos tinham na solução de problemas, sejam eles puramente matemático-científicos ou com fins militares.

Isso faria com que, poucos meses após o fim do conflito, em um momento em que a computação eletrônica digital ainda engatinhava, um grupo formado pelas mentes mais brilhantes e os principais pesquisadores da época se reunissem para discutir os avanços e o futuro da nascente tecnologia de computadores digitais.

Ocorrida no dia de hoje no Laboratório de Servomecanismos do renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Primeira Conferência sobre Técnica de Computadores Digitais (First Conference on Digital Computer Technique) não seria um mero “encontro casual”, mas sim um evento organizado sob os auspícios do Subcomitê Z sobre Máquinas de Calcular e Computação do Conselho Nacional de Pesquisa (National Research Council) dos EUA.

Considerada por muitos historiadores como o primeiro evento acadêmico de relevância internacional dedicado exclusivamente ao estudo e ao desenvolvimento de computadores digitais eletrônicos, conferência aconteceria em um momento de transição tecnológica e científica sem precedentes, quando engenheiros e cientistas começaram a vislumbrar um futuro no qual tais máquinas poderiam ser aplicadas em áreas civis, científicas e industriais.

Primeira Conferência sobre Técnica de Computadores Digitais 2
O projeto do computador Whirlwind seria enormemente beneficiado pelo encontro

A lista de participantes era, por si só, uma constelação de notáveis. Estiveram presentes figuras lendárias como John von Neumann, o matemático visionário cujas ideias sobre a arquitetura de programas armazenados (Arquitetura de von Neumann) revolucionariam a concepção dos computadores, bem como John William Mauchly e John Adam Presper Eckert Jr, os criadores do ENIAC, um dos primeiros computadores digitais eletrônicos.

A conferência teria também influência crucial no desenvolvimento do computador Whirlwind do MIT, que estava sendo concebido ali por uma equipe que incluía figuras como Robert Rivers Everett e Jay Wright Forrester, cujas discussões e trocas de informações no evento certamente ajudariam a guiar a direção técnica e o design desta revolucionária máquina.

Durante o encontro, seriam discutidos temas centrais que moldariam as bases de toda a futura indústria da computação. Entre eles, destacar-se-iam o conceito de armazenamento interno de programas, a arquitetura de computadores, linguagens de programação, a utilização de memórias eletrônicas rápidas (como os tubos de Williams), a padronização do uso de sistemas binários e a importância de criar arquiteturas lógicas universais para máquinas digitais.

O impacto desta histórica conferência seria duradouro, ajudando a estabelecer um campo de estudo e colaboração que evoluiria para um futuro onde o computador não seria visto apenas como uma ferramenta militar ou de cálculo, mas como uma nova forma de pensar, projetar e transformar o mundo.


E você, lembra quando teve contato com um computador pela primeira vez?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Técnicas e princípios dos computadores digitais
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!



Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *