Em 11 de abril de 1936, o cientista alemão Konrad Ernst Otto Zuse (Konrad Zuse) dava entrada no pedido de patente para sua ideia de um processo de execução automática de cálculos, que se viria a se tornar o computador Zuse Z1.

Esta história começaria alguns anos antes, ainda durante seu curso de engenharia, quando Zuse chegou à conclusão de que um dispositivo que realizasse cálculos automaticamente precisaria apenas de uma unidade de controle, uma memória e uma unidade aritmética.

Básico para qualquer estudante de computação da atualidade… mas um conceito que ainda não havia sido pensado naquela altura, especialmente porque, tanto o artigo do cientista britânico Alan Turing, quanto o do matemático húngaro John von Neumann, que se tornariam as “referências” sobre o tema, só seriam publicados em data posterior à do pedido de patente de Zuse.

patente do computador Zuse Z1 2
Registro do computador Zuse Z1 na sala do apartamento de sua família em Berlim

Com “uma ideia na cabeça”, Zuse submeteu a proposta de patente intitulada “Verfahren zur selbsttätigen Durchfűhrung von Rechnungen mit Hilfe von Rechenmaschinen” (“Processo para a execução automática de cálculos com a ajuda de calculadoras”), registrada na Alemanha sob o número Z23139.

Nela, Zuse apresentava pela primeira vez o conceito de uma memória programável (memória de combinação, em seus termos) no qual ele descrevia sua ideia de representar programas sob a forma de dígitos binários, os famosos bits.

Esta seria assim considerada a primeira concepção de um computador baseado na lógica binária.

Sua proposta serviu de base para a construção do seu primeiro projeto: o computador eletromecânico Zuse Z1.

O protótipo do Z1 foi produzido na sala da sua casa em Berlin, pesando mais de 1 tonelada e usando aproximadamente 30mil peças, tendo sido concluído em algum momento do ano de 1938.

patente do computador Zuse Z1 3
Zuse ao lado do modelo reconstruído em 1989

Contudo, o dispositivo não resistiu à 2ª grande guerra, sendo o pedido de patente o único registro documental da sua existência.

Mesmo com todas as inovações em sua proposta, incrivelmente, sua patente foi indeferida 😊.

Nos meses seguintes, Zuse ainda submeteria outros pedidos de patente, complementando sua ideia inicial, que só seriam efetivamente outorgadas quase 20 anos depois.

Suas ideias gerariam ainda outros três projetos: os computadores Z2, Z3 e Z4.

Em 1945, Zuse ainda descreveria a “Plankalkül”, considerada por alguns pesquisadores como a primeira linguagem de programação de “alto nível” do mundo, quase uma década antes do FORTRAN, que continha muitos dos recursos comumente encontrados nas linguagens de programação atuais e com a qual projetaria o primeiro programa de xadrez do mundo.

No ano seguinte, fundaria a primeira “startup” de computadores da história, a Zuse-Ingenieurbüro Hopferau, com capital da ETH Zürich (Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique) e da IBM.

patente do computador Zuse Z1 4
Konrad Ernst Otto Zuse

Em 1949, criaria ainda a empresa Zuse KG, com a qual fabricaria e comercializaria os primeiros computadores da Europa, com mais de 250 unidades produzidas e adquiridas por diversas instituições.

Com o auxílio de outros engenheiros e financiamento da Siemens, Zuse reconstruiria em 1989 seu lendário computador Z1, atualmente em exposição no Museu Alemão de Tecnologia em Berlim.

Sem dúvida, um indivíduo genial e com ideias séculos à frente do seu tempo, mas que foram profundamente sufocadas por um fenômeno nefasto que ainda persiste em rondar a humanidade: a guerra.

E você, que outros trabalhos Konrad Zuse você conhece?

Reportagem de TV de 1958 com Zuse e seus computadores
Matéria sobre a versão reconstruída do Zuse Z1, em exposição no Museu de Tecnologia de Berlim
Entrevista com Konrad Zuse de 1985