A derrota de Kasparov pelo IBM Deep Blue de 1996

Em 10 de fevereiro de 1996, no primeiro embate ente o maior enxadrista do mundo e o maior sistema de inteligência artificial da época, acontecia a primeira derrota de Kasparov pelo IBM Deep Blue, o supercomputador da IBM.
E era a primeira vez na história que um campeão mundial de xadrez era derrotado por um computador. Por si só um fato histórico.
Nesta primeira batalha, o super enxadrista Garry Kasparov e o IBM Deep Blue (DB) disputaram, entre 10 e 17 de fevereiro, 6 partidas. Mas embora tenha perdido a primeira delas, o soviético venceu outras 4, fechando o placar final em 4 a 2.

Mas uma “revanche” seria marcada para o ano seguinte…
Este primeiro modelo do DB de 96 era capaz de analisar por volta de 100 milhões de jogadas por segundo.
Entretanto, aproveitando o tempo que a IBM teve até a segunda série de partidas, os engenheiros e programadores conseguiram fazer alguns “upgrades” no sistema, recriando as rotinas e aumentando sua capacidade de análise para 250 milhões de jogadas por segundo.
E deu resultado.
O placar final da segunda rodada, concluída em 11 de maio de 1997, foi 3½ a 2½ para o supercomputador, com direito a Kasparov reclamar de trapaça por parte da IBM. Será? 😬
Para os amantes do xadrez, aqui as anotações das partidas de 1996 e 1997.
Esta “guerra” rendeu os documentários listados na seção de vídeos abaixo.

E você, qual o melhor software de xadrez de todos os tempos?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A ciência da Inteligência Artificial de 1955
- Anotações das partidas de 1996 e 1997
- O computador HAL-9000 de 1992
- A disputa entre a Cray Research e a NEC de 1993
- O IBM RISC System/6000 RS/6000 de 1990
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!