Em 02 de março de 1993, mais uma batalha era perdida na disputa entre a Cray Research e a NEC pelo mercado japonês de supercomputadores.

A Cray Research Inc foi uma empresa norte americana, fundada em 1972 por Seymour Cray (após deixar o cargo de engenheiro chefe da Control Data Corporation para fundar seu próprio negócio) e que viria a se tornar o maior expoente mundial no segmento de supercomputadores.

Após um longo período de dominância absoluta, a década de 1990 foi um período especialmente difícil para a Cray Research, que viu sua participação no mercado de supercomputadores despencar de 80% para 65%, face a concorrência de gigantes japonesas como a Fujitsu, Hitachi e NEC, o mesmo dentro de casa com a Intel.

Soma-se ainda o “esfriamento da Guerra Fria” (não resisti ao trocadilho 😊), cujo fim, demarcado pela queda do muro de Berlim em 1989 e a dissolução da União Soviética em 1991, fez os orçamentos militares para investimento em supercomputadores despencarem.

Nesta mesma época, o governo japonês vinha aumentando os investimentos públicos como forma de estimular a economia do seu país, com ações em diversas áreas, entre elas a aquisição de 11 supercomputadores.

E é claro que a Cray Research estava de olho.👀

Mas os resultados desses processos de compra vinham mostrando um resultado nada favorável às empresas norte-americanas, dado que os computadores só eram adquiridos dos EUA quando não existia uma alternativa japonesa.

A gota d’água seria a notícia publicada no dia de hoje, em que o National Institute for Fusion Science (Instituto Nacional de Ciência de Fusão) japonês anunciava que já estava utilizando um computador da NEC que, segundo eles, era capaz de executar todas as funções do computador Cray Research.

Isso porque o processo licitatório determinava que a máquina estivesse instalada e funcionando no dia 1º de março de 1993.

Profundamente insatisfeita, e duvidando de que computador da NEC estivesse realmente operando, o que anularia o processo de compra, a Cray (que havia perdido a licitação) se propõe a testar o computador da NEC para verificar seu funcionamento ou então que um terceiro “independente” o fizesse, o que foi prontamente negado pelo governo nipônico.

Após perder mais esta parada, e mesmo com uma representação da Cray contra a NEC no Departamento de Comércio dos Estados Unidos, que resultaria em sanções à fabricante japonesa, a Cray Research, agora em dificuldades financeiras, acabaria sendo comprada em 1996 pela empresa Silicon Graphics Inc (SGI), por US$ 745 milhões.

E você, que outros supercomputadores conhece?

Supercomputadores NEC
Programa Computer Chronicles sobre supercomputadores (1984)
O jeito Cray