O primeiro chip de memória de 1Mb de 1984

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 06 de janeiro de 1984, a japonesa Hitachi anunciava ter desenvolvido o primeiro chip de memória de 1Mb (megabit), capaz de armazenar um milhão de bits de dados.

Os chips de memórias do tipo RAM dinâmicas, as DRAM, são tipos de memória em que cada bit de dados é armazenado em uma “célula”, comumente construída a partir de microscópicos capacitores e transistores.

Nestas células, os bits de dados “0” ou “1” são armazenados sob a forma de “cargas elétricas”, guardadas dentro dos capacitores que compõem estas células.

A questão é que esta carga elétrica não permanece “gravada” ali para sempre, visto que os capacitores a perdem gradativamente ao longo do tempo.

Por conta disso, a informação precisa ser periodicamente lida e regravada, a fim de que não venha a se perder. E é exatamente este princípio de funcionamento que caracteriza as memórias RAM do tipo “dinâmicas” (DRAM).

O primeiro modelo comercial da história havia sido criado pela Intel 14 anos antes, com o lançamento em 1970 do chip Intel 1103, com 1024 bits de capacidade de armazenamento.

Os anos se passaram e, na medida em que a tecnologia microeletrônica evoluía, as capacidades das DRAM foram se multiplicando, atingindo 64kbits ao final da década de 70 e 256kbits já no início da década seguinte.

Quando do lançamento deste novo modelo da Hitachi, os chips de memória mais comumente usados nos computadores tinham a capacidade de 16 ou 64Kb (kilobits), com os chips de 256Kb ainda começando a atingir preços atrativos comercialmente.

A partir deste novo marco na história da tecnologia, a indústria dos computadores dava um salto astronômico, multiplicando por mil vezes a capacidade original daquele modelo criado em 1970.


E você, qual era capacidade de memória do seu primeiro computador?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

O que é DRAM?
A evolução das memórias dos computadores
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *