Em 05 de janeiro de 1985, durante a edição de inverno da feira Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, a norte-americana Commodore Business Machines apresentava o novo microcomputador Commodore 128.

Tratava-se do último computador de 8 bits da empresa Commodore Business Machines (CBM), que chegava com a difícil missão de substituir o bem-sucedido Commodore 64, ao mesmo tempo em que se colocava como adversário do Apple Macintosh e do IBM PC. 😱

microcomputador Commodore 128 2
Vistas externas

Com principal novidade, vinha equipado com duas CPUs: o MOS 8502 (uma versão turbinada do MOS 6510), rodando a 2MHz de velocidade e o Zilog Z-80 rodando a 2,5MHz.

Com uma bela e engenhosa solução de projeto, estas duas CPUs, embora não pudessem operar simultaneamente, coexistiam no mesmo barramento, compartilhando a memória RAM e os dispositivos externos. O que os engenheiros da Commodore conseguiram é ainda mais notável quando consideramos que os dois microprocessadores têm velocidades de clock distintas.

microcomputador Commodore 128 3
Caixa e detalhes internos

Contava também com 128KB de memória RAM (expansível a 512KB), 64 de memória ROM, um chip de vídeo MOS 8563 com memória dedicada de 16KB, slot para cartuchos e conexões para vídeo, joystick e expansões.

Era capaz de operar e três modos distintos: o de emulação completa do C64, o modo CP/M (graças ao segundo processador Z-80 integrado) e o modo nativo C128. Algo como se você tivesse três computadores dentro de um. 😊

microcomputador Commodore 128 4
Os três modos de operação

Cabia ao microprocessador Z-80 a missão de, durante a inicialização, identificar qual modo de operação o usuário havia solicitado, “chaveando” o computador para a função desejada.

Graças ao modo de emulação C64, executava quase a totalidade dos softwares do seu lendário antepassado, além de também aceitar grande parte dos seus acessórios de hardware. Uma decisão super acertada da empresa depois do fiasco com o Commodore Plus/4 no ano anterior.

microcomputador Commodore 128 6
Provocando a concorrência
microcomputador Commodore 128 7
Anúncios da época

Embora tenha obtido razoável sucesso, não foi páreo para os concorrentes da família Atari ST, anunciados no mesmo evento de janeiro e lançados meses depois.

Mas a CBM tinha uma nova carta guardada na manga para a próxima jogada… o revolucionário microcomputador Amiga.

microcomputador Commodore 128 8
Um Commodore 128 virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, qual o melhor computador da Commodore na sua opinião?

O Commodore 128
Outro review do C128