Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 04 de janeiro de 1972, a estadunidense Hewlett-Packard lançava aquela que seria a primeira calculadora eletrônica científica portátil do mundo, a calculadora HP-35.

Numa época em que as calculadoras de bolso só conseguiam realizar as quatro operações básicas, a HP-35 foi um dos lançamentos, digamos, mais “disruptivos” da história da tecnologia e da engenharia.

Capaz de efetuar, além das operações básicas, também cálculos trigonométricos, logaritmos e exponenciais, foi responsável por tornar imediatamente obsoleto um dispositivo que acompanhava, como única opção, os calculistas há séculos: a régua de cálculo.

calculadora HP-35 2
Teve algumas versões posteriores

E agora com precisão de 10 dígitos!

Depois de maravilhar o mundo com a primeira calculadora de mesa programável, a HP-9100A, a HP deixava a todos outra vez boquiabertos criando um novo modelo, agora capaz de ser transportado no bolso da camisa, e com uma bateria recarregável que prometia até 5 horas de autonomia.

calculadora HP 35 5
Partes internas

Batizada com o nome de “35” devido à quantidade de teclas que possuía, foi também o primeiro produto da HP a utilizar circuitos integrados e um display de LED (diodos emissores de luzem) em sua construção.

Fato curioso é que, ao fazerem as avaliações iniciais de aceitação do mercado, o resultado obtido foi o de que “não haveria mercado pois o equipamento era caro demais”. Mas o cofundador da HP, William Hewlett, resolveu seguir seu feeling e apostar na ideia assim mesmo.

Hewlett havia desafiado, anos antes, sua equipe a criar uma versão “de bolso” da sua calculadora HP-9100. Seus engenheiros criaram então os 12 primeiros protótipos que começaram a ser utilizados por eles próprios no dia a dia.

calculadora HP-35 3
Anúncios da época

Um desses engenheiros, atendendo ao pedido dos colegas, teria se “empolgado” implementando todo conjunto de funções científicas. Isso com apenas 767 instruções de programação, em função das limitações de memória do dispositivo.

Esperando vender umas 10mil unidades no primeiro ano, embora com um preço relativamente alto de US$ 395, comercializaram mais de 100mil, o que fez com que a empresa tivesse dificuldades em conseguir atender aos pedidos. 😊

Nos anos seguintes, a HP criaria diversos outros modelos que entrariam também para a história, como a financeira HP-12C.

calculadora HP-35 4
O reconhecimento com o IEEE Milestone

Em 2009 o IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) dedicou à HP-35 o devido reconhecimento com seu registro no “IEEE Milestones”, que homenageia conquistas técnicas significativas, reconhecendo a inovação tecnológica e a excelência em benefício da humanidade.

Para conhecer ou relembrar:

Aqui neste endereço você consegue experimentar uma versão virtual da calculadora.


E você, lembra o modelo da primeira calculadora que usou?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

A HP-35 x régua de cálculo
A evolução das calculadoras HP
Entrevista com Dave Cochran, um dos projetistas da HP-35
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *