Em 04 de janeiro de 1972, a estadunidense Hewlett-Packard lançava aquela que seria a primeira calculadora eletrônica científica portátil do mundo, a calculadora HP-35.

Numa época em que as calculadoras de bolso só conseguiam realizar as quatro operações básicas, a HP-35 foi um dos lançamentos, digamos, mais “disruptivos” da história da tecnologia e da engenharia.

Capaz de efetuar, além das operações básicas, também cálculos trigonométricos, logaritmos e exponenciais, foi responsável por tornar imediatamente obsoleto um dispositivo que acompanhava, como única opção, os calculistas há séculos: a régua de cálculo.

calculadora HP-35 2
Teve algumas versões posteriores

E agora com precisão de 10 dígitos!

Depois de maravilhar o mundo com a primeira calculadora de mesa programável, a HP-9100A, a HP deixava a todos outra vez boquiabertos criando um novo modelo, agora capaz de ser transportado no bolso da camisa, e com uma bateria recarregável que prometia até 5 horas de autonomia.

calculadora HP 35 5
Partes internas

Batizada com o nome de “35” devido à quantidade de teclas que possuía, foi também o primeiro produto da HP a utilizar circuitos integrados e um display de LED (diodos emissores de luzem) em sua construção.

Fato curioso é que, ao fazerem as avaliações iniciais de aceitação do mercado, o resultado obtido foi o de que “não haveria mercado pois o equipamento era caro demais”. Mas o cofundador da HP, William Hewlett, resolveu seguir seu feeling e apostar na ideia assim mesmo.

Hewlett havia desafiado, anos antes, sua equipe a criar uma versão “de bolso” da sua calculadora HP-9100. Seus engenheiros criaram então os 12 primeiros protótipos que começaram a ser utilizados por eles próprios no dia a dia.

calculadora HP-35 3
Anúncios da época

Um desses engenheiros, atendendo ao pedido dos colegas, teria se “empolgado” implementando todo conjunto de funções científicas. Isso com apenas 767 instruções de programação, em função das limitações de memória do dispositivo.

Esperando vender umas 10mil unidades no primeiro ano, embora com um preço relativamente alto de US$ 395, comercializaram mais de 100mil, o que fez com que a empresa tivesse dificuldades em conseguir atender aos pedidos. 😊

Nos anos seguintes, a HP criaria diversos outros modelos que entrariam também para a história, como a financeira HP-12C.

Versão comemorativa HP-35s

Em 12 de julho de 2007, comemorando os 35 anos do lançamento do modelo original, a HP lançaria o modelo HP-35s.

Tratava-se de uma calculadora com tecnologia moderna, mas com um visual “retrô” que remetia aos modelos dos anos 70.

calculadora HP 35 6
HP-35s: versão de aniversário

Era na época a calculadora científica programável mais avançada da HP, com ampla memória para programação, resolução de equações e mais de 800 registros de armazenamento. Dispunha ainda de 100 funções integradas e um display de duas linhas com contraste ajustável de fácil visualização.

A entrada de dados podia ser realizada tanto no modo Reverse Polish Notation – RPN (típico das calculadoras HP) quando no modo algébrico, agradando a gregos e troianos.

calculadora HP-35 4
O reconhecimento com o IEEE Milestone

Em 2009 o IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) dedicou à HP-35 o devido reconhecimento com seu registro no “IEEE Milestones”, que homenageia conquistas técnicas significativas, reconhecendo a inovação tecnológica e a excelência em benefício da humanidade.

Para conhecer ou relembrar:

Aqui neste endereço você consegue experimentar uma versão virtual da calculadora.

E você, lembra o modelo da primeira calculadora que usou?

A HP-35 x régua de cálculo
A evolução das calculadoras HP