Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em julho de 1984, a taiwanesa Tatung lançava seu microcomputador de 8 bits Tatung Einstein TC-01.

Projetado pela empresa taiwanesa Tatung em seus laboratórios de pesquisa na Inglaterra, o Tatung Einstein TC-01 foi um computador de 8bits que teve como público-alvo o segmento de pequenas empresas, não tendo sido pensado originalmente como plataforma de jogos.

microcomputador Tatung Einstein TC-01 2
Vista traseira

Contava com um microprocessador Zilog Z80 à 4 MHz de velocidade, memória RAM de 64 KB, memória ROM de 8 KB (expansível a 32K), processador de vídeo Texas Instruments TMS9129 com memória dedicada de 16 KB (resolução de 256×192 pontos, 32 sprites e até 16 cores), processador de áudio General Instrument (GI) AY-3-8910 de 3 canais,  unidade de disquete integrada de 3” e 400KB de capacidade (espaço para 2ª unidade), teclado profissional de 51 teclas e conexões externas para expansão, impressora, comunicação serial RS-232, joysticks, alimentação e TV. Um projeto muito… mas muito parecido com a especificação MSX japonesa lançada no ano anterior.

Como acessórios opcionais, a empresa também chegou a comercializar um modelo de impressora matricial, monitor, expansão para 80 colunas de vídeo e uma unidade de disco externa.

microcomputador Tatung Einstein TC-01 3
Placa principal

Em relação ao seu software, diferentemente de outros computadores da época, o Tatung Einstein TC-01 não executava automaticamente um interpretador BASIC logo após sua inicialização, carregando apenas seu sistema MOS (Machine Operating System), um monitor para linguagem de máquina.

Apesar de parecer estranho para a época, isso lhe dava uma grande flexibilidade, pois permitia ao usuário carregar, ao ligar o computador, qualquer linguagem (como o Xtal-BASIC da Crystal Computers) ou aplicativo disponível, por meio de sua unidade de disco integrada.

Seu sistema operacional de disco padrão era o Xtal-DOS, uma variante do onipresente CP/M, amplamente utilizado em microcomputadores baseados no Zilog Z-80 e Intel 8080/8085. Isso permitia ao Tatung Einstein TC-01 rodar uma vasta gama de software disponíveis para o CP/M.

microcomputador Tatung Einstein TC-01 4
Anúncios da época

No total, mais de 400 títulos de software foram lançados para o computador, que incluíam cerca de 120 jogos e aplicativos populares, como dBase e WordStar.

Curiosamente, apesar de não ter feito sucesso como plataforma de jogos, disputando com competidores de peso como o Sinclair ZX Spectrum e o Commodore 64, seu design robusto e teclado confortável faziam com que muitos dos programadores de jogos utilizassem o Tatung Einstein TC-01 como “ambiente de desenvolvimento”, escrevendo nele softwares que rodariam exatamente nos seus concorrentes, como os Sinclair, Acorn BBC Micro, Amstrad e Commodore.

Tatung Einstein 256 – TCS-256

O Tatung Einstein TC-01 seria sucedido em 1985 pelo modelo Tatung Einstein 256, uma versão mais compacta, agora com 256KB de memória RAM e que dispunha de um monitor fornecido de fábrica como parte do kit.

microcomputador Tatung Einstein TC-01 5
Tatung Einstein 256: o sucessor

Com uma aparência muito similar à dos MSX da época, utilizava o mesmo processador de vídeo dos MSX 2.0, o Yamaha V9938, que abocanhava 192KB dos 256KB existentes de sua memória RAM e era capaz de exibir até 512 cores.

Para conhecer ou relembrar:

Conheça aqui a íntegra do manual de hardware:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab


E você, já utilizou algum dos modelos dos computadores da linha Tatung Einstein?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Conhecendo o Tatung Einstein TC-01
Reparando um Tatung Einstein TC-01
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *