Em novembro de 1981, a estadunidense Ashton-Tate lançava seu sistema de banco de dados, o software dBASE II.

Desenvolvido com o nome original de “Vulcan” e lançado em outubro de 1979 por Wayne Ratliff para o sistema CP/M, foi um dos primeiros Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) feitos para microcomputadores.

Após algum tempo no mercado, seria comprado em 1980 pela Ashton-Tate, que o rebatizaria como “dBASE II”.

Uai, mas e o “dBase I”? Pois é… Ele nunca existiu 😊.

Com o sucesso da versão CP/M do dBASE, um ano depois lançariam a versão para o IBM PC, com novas funcionalidades e suportando bancos de dados maiores, que o fez explodir em popularidade.

software dBASE II 2
Interface de usuário

Talvez não tenha sido “o primeiro”, mas sem dúvida foi o SGBD de maior sucesso nos anos 80, tornando-se um padrão “de fato” quando se falava em banco de dados para microcomputadores PC compatíveis. Foi também portado para diversas outras plataformas, incluindo Apple II, Macintosh e até mesmo o MSX.

O sistema contemplava, além do núcleo de gerenciamento do banco dados, um gerenciador de formulários, um sistema de consultas e uma linguagem para desenvolvimento de programas.

Foi também o criador do formato “.dbf” de arquivos de dados, muito conhecido dos programadores.

software dBASE II 3
Outras versões
dBASE III

Com a popularidade do dBASE aumentando a passos largos, gerando uma demanda crescente de versões para as mais variadas plataformas, começava a ficar complicado para a empresa produzir tantas versões distintas escrevendo-as em linguagem de máquina (Assembly), como até então.

Decidiram então refazer o sistema utilizando uma linguagem de alto nível, o que facilitaria a migração para outros modelos de computadores. A escolha recaiu sobre a Linguagem C, dada a disponibilidade de compiladores para uma infinidade de arquiteturas.

Como resultado deste trabalho, nasceria em 11 de maio de 1984 a versão dBASE III, que embora sofresse de uma perceptível perda de performance (em função do seu novo modelo de desenvolvimento), recebeu melhorias que fariam dele outro grande sucesso.

Em dezembro de 1985, seria a vez da versão upgrade dBASE III+, que remodelaria a estrutura do arquivo de dados tornando incompatível com a versão anterior.

Versões posteriores

Posteriormente, ganharia ainda as versões “dBASE III+” em 1986 e “dBASE IV” em 1988, todas para o sistema MS-DOS. A partir de 1994 seriam introduzidas as versões dBASE para Windows, que nunca alcançariam a mesma expressão no mercado.

Seguindo sua história de sucesso, outros concorrentes compatíveis chegariam ao mercado, seja simplesmente copiando suas inovações ou ainda acrescentando algumas novas funcionalidades, como o Clipper e o FoxBase/FoxPro, que receberiam  a denominação genérica de “xBase”.

Para conhecer ou relembrar:

Quer conhecer ou matar a saudade de algumas versões do dBASE? Aqui neste endereço você encontra um emulador que roda direto no seu navegador. Há também versões disponíveis para download aqui neste site.

E você, como foi sua experiência com o dBASE?

Edição do programa Computer Chronicles sobre softwares de bancos de dados (1984)
Videotreinamento dBase