Em agosto de 1994, a empresa de software Borland International lançava a tão esperada nova versão do seu famoso sistema de banco de dados, o dBase para Windows.

O dBase foi o primeiro Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) de uso geral disponível para computadores pessoais, tendo possuído versões para computadores Apple e PC compatíveis.

Originalmente criado pelo programador Wayne Ratliff em 1978, com o nome “Vulcan”, foi adquirido pela empresa Ashton-Tate (AT) e rebatizado como dBase, virando um sucesso de mercado logo no início de sua comercialização, dada a sua facilidade de programação.

dBase para Windows 2
Teve diversas versões ao longo de sua vida

A empresa seguiu desenvolvendo novas versões, até ser comprada pela Borland em 1991.

Depois de lançar a versão dBase IV 2.0 para o sistema MS-DOS em 1993 (que finalmente continha o tão esperado “compilador”), a Borland concentrou esforços na empreitada de criar uma versão para o Windows.

Isso se devia à enorme demanda de mercado e o sem-número de pedidos dos usuários desde o lançamento do Windows 3.0 três anos antes, em 1990.

dBase para Windows 3
Perdeu espaço para os concorrentes

Neste esforço, os engenheiros da Borland tomaram conhecimento do sistema “Arago”, que usava o revolucionário conceito de “máquina virtual”, muito similar ao ambiente que posteriormente seria utilizado na linguagem Java, que ainda não existia.

Bastaria então criar máquinas virtuais para todas as plataformas desejadas, e a mesma aplicação desenvolvida iria rodar em qualquer uma delas! Genial!

dBase para Windows 4
Outros dos seus concorrentes da época

Compraram então este sistema e o Arago se tornaria assim o “dBase 5.0 for Windows”.

Mas a demora de quase quatro anos para lançarem esta versão Windows teve um preço….

Neste meio tempo, a concorrência lançou seus próprios sistemas (incluindo aí o Microsoft Access) e o dBase nunca mais foi o mesmo, perdendo grande parte dos seus usuários.

Seus direitos foram vendidos pela Borland em 1999 para a empresa que assumiu o nome “dBase Inc“.

Para conhecer ou relembrar:

Aqui neste endereço você acessa um emulador online do dBase III, que roda direto no seu navegador.

Diversas versões estão também disponíveis para download neste site.

E você, chegou a utilizar alguma versão do dBase?

Edição do programa Computer Chronicles sobre Bancos de Dados (1984)

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!