Em 09 de agosto de 1999, a norte-americana AMD lançava seu novo microprocessador AMD Athlon, de nome código K7.

Anunciada em 23 de junho do mesmo ano, a primeira versão da linha de microprocessadores de 32 bits AMD Athlon era uma família de CPUs compatíveis com a arquitetura x86, e que se auto intitulava como “o primeiro processador de 7ª geração”.

Com opções de velocidades que iam de 500 a 700MHz nesta primeira geração (de nome “Argon”), prometia 14% mais performance que o Intel Pentium III de mesma frequência de clock, seu principal concorrente na época.

microprocessador AMD Athlon 2
Com a cobertura removida

Até o início de 2002, foi o processador x86 compatível mais rápido do mundo, equipando computadores da maioria dos grandes fabricantes da época.

Recebeu ao longo dos anos seguintes algumas revisões tecnológicas: “Pluto” em novembro de 1999, atingindo 850MHz de velocidade, “Orion” em março de 2000, atingindo 1000MHz (1GHz) e “Thunderbird” em junho de 2000, atingindo 1,4GHz.

Foi assim, o primeiro microprocessador da história a vencer a barreira dos 1GHz de velocidade de clock!

Implementava uma série de novidades tecnológicas, muitas delas em decorrência da contratação de ex-engenheiros da empresa DEC (Digital Equipment Corporation), que desenvolviam os processadores da linha DEC ALPHA.

microprocessador AMD Athlon 3
Versão posterior “Socket A”

Entre estas novidades, estavam a tecnologia “3DNow!”, um barramento (BUS) de sistema de 200Mhz (contra os 100Mhz da Intel) e uma memória cache interna de 128KB.

Nesta mesma data, a Microsoft também anunciava que que seus sistemas Windows 98 e Windows NT já estavam prontos para os novos processadores e que agora “alcançam novos níveis de performance em sistemas equipados com o novo processador Athlon da Advanced Micro Devices Inc. (AMD)”.

A denominação Athlon, derivada a palavra grega “ἆθλον” e que significa “esporte” ou “competição”, continuou a ser utilizada nas arquiteturas posteriores, estando presente até hoje na linha de produtos da empresa.

E você, usou algum computador com processador AMD Athlon?

Evolução dos processadores AMD
A história das CPUs AMD