Em 20 de novembro de 1992, a norte-americana Digital Equipment Corporation, lançava o revolucionário microprocessador DEC ALPHA.

Nos anos 80, a Digital Equipment Corporation (DEC), uma das empresas pioneiras da indústria de computadores, começou a ter o espaço do seu processador VAX ameaçado pela concorrência de fabricantes como MIPS e SPARC, que apresentavam seus novos microprocessadores RISC, de melhor custo-benefício.

Percebendo nesta altura a inviabilidade de continuar introduzindo melhorias no seu sistema VAX, ainda de 32 bits, compôs um time de engenharia com o objetivo de projetar uma nova arquitetura RISC de alto desempenho, que fosse capaz de, tanto fazer frente à concorrência, quanto oferecer ao grande parque de usuários VAX existentes, uma migração mais tranquila.

No projeto, foram adotadas como premissas os requisitos de alta performance, longevidade, capacidade de executar sistemas operacionais UNIX e VMS e possibilitar a migração mais fácil dos atuais usuários dos sistemas VAX e MIPS.

microprocessador DEC ALPHA 2
Vista ao microscópio

Surgia assim o DEC Alpha (DECchip 21×64), também conhecido como Alpha AXP, um processador do tipo RISC de 64 bits com arquitetura totalmente nova, capaz de executar 10 instruções por ciclo de relógio, suporte nativo à multiprocessamento e destinado ao uso em desktops, estações de trabalho e servidores de alto desempenho.

Entre 1992 e 2003 foram desenvolvidos cinco gerações, identificadas pelos códigos DECchip 21064, DECchip 21164, DECchip 21264, DECchip 21364 e DECchip 21464 (nunca lançado), com frequências de operação variando de 100MHz à 2GHz.

Foi suportado pelos seguintes sistemas operacionais: OpenVMS (versão OpenVMS AXP), Tru64 UNIX (DEC OSF/1 AXP e Digital UNIX), Microsoft Windows NT, Linux, BSD UNIX, Bell Labs Plan 9, entre outros.

microprocessador DEC ALPHA 3
Modelos posteriores

Após a aquisição da DEC pela Compaq, em 1998, parceira da Intel no desenvolvimento do processador Itanium, o projeto da CPU Alpha foi meio que “deixado de lado” pela empresa, sendo definitivamente abandonado em 2001.

Contudo, com a venda da DEC, parte do seu corpo de engenheiros foi contratado pela AMD, levando consigo várias das inovações do Alpha, muitas das quais fariam parte do processador AMD Athlon, lançado em 1999.

E você, teve alguma experiência computadores Alpha? Conte pra gente!

O processador DEC Alpha