Em 09 de outubro de 2001, a fabricante norte-americana de microchips Advanced Micro Devices (AMD), lançava a terceira geração da família Athlon (K7) de CPUs, o AMD Athlon XP.

Originalmente anunciado como Athlon 4”, talvez como uma forma de facilitar a identificação por parte dos consumidores, tinha como foco a concorrência com os Pentium 4 da Intel.

Baseado numa arquitetura x86-compatível de 32bits, a família XP, cujo nome advém da expressão “EXtreme Performance” e também uma alusão extraoficial ao contemporâneo sistema Microsoft Windows XP, sucedia os modelos Athlon original e o Athlon Thunderbird.

microprocessador AMD Athlon XP 2
Vista ao microscópio

Ao longo de sua existência, a linha seria composta de 4 variantes, que receberiam os nomes código: Palomino, Thoroughbred, Thorton e Barton.

O novo processador mantinha o mesmo modelo de soquete “A” das placas-mãe para Athlon e Duron existentes, facilitando o upgrade, prometendo uma performance 10% maior em relação à geração anterior e um consumo de energia 20% menor.

Sua performance superior aos Intel Pentium 4 de mesma frequência de operação (clock), inclusive, fez com que a AMD voltasse a usar nesta linha o antigo sistema Performace Rating (PR) na identificação dos processadores.

Na classificação PR, o número de identificação do modelo, por exemplo “Athlon XP 1500+” passava a indicar que sua performance equivalia ao processador da principal “concorrente”, a Intel, rodando a uma velocidade de 1.500MHz, muito embora seu clock real fosse de 1.333MHz.

microprocessador AMD Athlon XP 3
Versões posteriores

Dessa forma, ficava muito mais fácil aos usuários compararem processadores dos diferentes fabricantes na hora de decidirem pela compra de um deles.

O XP trouxe também inovações tecnológicas que possibilitaram o multiprocessamento, através do modelo Athlon MP, que permitiu a criação de placas-mãe para servidores capazes de aceitar dois processadores operando em paralelo.

E você, teve algum computador que utilizava o microprocessador Athlon XP? Como foi sua experiência com ele?

Evolução dos processadores AMD
A história das CPUs AMD