Em 12 de março de 2003, a estadunidense Intel lançava seu novo microprocessador Intel Pentium-M, nome código “Banias”, voltado aos dispositivos portáteis.

Com uma tecnologia projetada especificamente para laptops e dispositivos móveis, oferecendo maior eficiência energética e desempenho em relação aos modelos anteriores, o Intel Pentium-M, com “M” de Mobile (Móvel) era mais um dos microprocessadores da grande família de 32bits da gigante Intel.

microprocessador Intel Pentium-M 2
Arquitetura Banias ao microscópio: primeira geração

Tratava-se de uma versão “vitaminada” e audaciosamente modificada da geração Tualatin do Intel Pentium III (P6), incrementada com recursos do seu sucessor Intel Pentium 4, herdando sua interface de barramento frontal (Front Side Bus – FSB) mais evoluída, somados a sistemas de decodificação de instrução e previsão de ramificação aperfeiçoados, suporte às instruções SSE2 e uma memória cache ampliada.

Construído com 77 milhões de transistores e tecnologia de 130 nm, os modelos da geração Banias tinham velocidades de 900MHz a 1,7GHz, possuindo 1MB de memória cache interna.

microprocessador Intel Pentium-M 3
Geração Dothan

Sua segunda geração, de nome código Dothan, era fabricada com 140 milhões de transistores, tecnologia de 90nm, memória cache interna de 2MB e velocidades que iam de 1,5 a 2,26GHz.

Concebido com foco na eficiência energética, como forma de garantir uma maior autonomia da bateria dos notebooks, operava com velocidade de clock inferior à do seu correspondente Intel Pentium 4-Mobile, sem, contudo, perder em desempenho.

Isso garantia, por exemplo, ao modelo Pentium M de 1,6 GHz, performance equivalente à de um Pentium 4-M de 2,4 GHz.

microprocessador Intel Pentium-M 4
Arquitetura Dothan ao microscópio, onde se observa a ampliação da memória cache (esq)

Outra característica relevante do Pentium-M era o uso da tecnologia SpeedStep, agora em sua versão 3, que altera a frequência de operação do processador conforme a necessidade de processamento, reduzindo o consumo de energia nos momentos em que não é demandado.

Embora pensado para uso em dispositivos móveis, não tardou aos fabricantes de computadores desktop se interessarem por ele, visto que sua alta eficiência energética e baixa geração de calor, resultavam na possibilidade se produzirem computadores pequenos e extremamente silenciosos, características desejadas por todos os usuários.

Um microprocessador revolucionário, que mudou o cenário dos dispositivos móveis oferecendo um bom equilíbrio entre eficiência energética e desempenho e que influenciaria as gerações posteriores de CPUs Intel, como o Core Duo e o Core 2 Duo.

E você, teve algum modelo de computador com o processador Intel Pentium-M?

Evolução da Intel