Em 27 de julho de 2006, a Intel lançava sua família de processadores Intel Core 2, de 64 bits, abandonando a marca “Pentium” como sua linha principal.

A linha chegava para reagrupar as diferentes denominações criadas na geração Pentium para os diversos segmentos (desktop, portáteis, etc), fazendo com que todas se acomodassem novamente sob um único “nome”.

Muito embora tenha sido lançado depois do Pentium 4 (P4), sua tecnologia era fortemente baseada no modelo Pentium III, com muitos incrementos, claro.

O principal deles foi a quebra do paradigma do “clock.

microprocessador Intel Core 2 2
Os modelos básicos da família

Até o seu antecessor P4, a Intel focava sua evolução num aumento da velocidade de clock, mesmo que ao custo de um maior consumo de energia.

Nesta nova linha, buscaram ganhos de performance por meio de melhorias nos barramentos, memórias cache e outros aspectos da arquitetura.

microprocessador Intel Core 2 4
Vista ao microscópio

Outro quesito no qual a linha avançou foi no consumo de energia, chegando a gastar 40% menos de energia que a geração Pentium anterior.

Foram comercializados quatro modelos básicos: Core 2 Duo (dois núcleos), Core 2 Extreme (alta performance), lançados ambos na data de hoje, além do Core 2 Quad (quatro núcleos), lançado em 2 de novembro de 2006, e o Core 2 Solo (apenas um núcleo), lançado em setembro de 2007, com velocidades (frequências) de clock que variaram de 1.066 MHz a 3.500MHz.

microprocessador Intel Core 2 5
O microprocessador Intel Core 2 Quad

A linha Core 2 foi também a responsável por originar as conhecidas famílias que o sucederiam: Core i3, Core i5 e Core i7, lançados dois anos depois.

microprocessador Intel Core 2 3
Uma grande variedade de modelos foi produzida

Contudo, mesmo com o advento dessas novas linhas, dado seu sucesso, a linha Core 2 continuaria sendo comercializada até 2011.

Foi também a linha Core 2 a responsável por outra mudança radical no mundo dos computadores: foi ela que passou a “empurrar” os Macs quando a Apple anunciou, em 2005, que abandonaria as CPUs PowerPC em seus computadores e passaria a adotar a Intel como fornecedora.

E você, teve algum computador que usasse a CPU Core 2?

Steve Jobs divulga migração da Apple para a Intel