Em 24 de abril de 1984, durante o evento “Apple II Forever” em São Francisco (EUA), a Apple apresentava sua primeira tentativa para oferecer ao seu público um computador portátil, o microcomputador Apple IIc.

Com um “c” de “compacto” no nome, o quarto modelo da família de computadores Apple II, lançado três meses depois do Macintosh, chegava com um design que se diferenciava de todos os antecessores, agrupando diversos acessórios e periféricos numa mesma caixinha de 3,4Kg de peso e que cabia numa maleta.

microcomputador Apple IIc 2
Vista traseira

Era uma época em que a Apple vinha de dois insucessos seguidos com os seus modelos Apple III e o Apple LISA, sendo sua cartada com o Macintosh uma aposta arriscada para tentar alcançar um prestígio similar ao já conseguido com o Apple II.

Mas embora o Macintosh já estivesse presente no mercado desde janeiro, a ideia de um Apple II “portátil”, que já vinha sendo gestada desde o início dos anos 80, finalmente nascia.

microcomputador Apple IIc 3
Placa principal

Sendo uma versão condensada do seu pai Apple IIe, o Apple IIc contava com uma CPU de 8 bits WDC 65C02A rodando a 1,023MHz, 128kb de memória RAM de fábrica (expansível a 1MB), 16KB de memória ROM, teclado profissional de 62 duas teclas, gerador de áudio de 1 canal, tela de 80 colunas nativa, uma unidade integrada de disquete de 5 ¼” com 140KB de capacidade e conexões externas para vídeo, joystick, mouse, serial, unidade de disquete externa e fonte de alimentação.

microcomputador Apple IIc 4
O monitor de 9” e o suporte (vendidos à parte) completavam o conjunto.

E o detalhe mais charmoso: uma estilosa alça para transporte.😊

Foi o primeiro modelo da Apple a adotar a estética criada pelo designer Hartmut Esslinger, que ficaria conhecida como “Snow White” (Branca de Neve”), posteriormente aplicada nos modelos  Apple IIGS, Macintosh SE e Macintosh II.

microcomputador Apple IIc 5
Com o monitor LCD monocromático “Apple Flat Panel Display”, lançado no mesmo ano

Não dispunha, contudo, dos mesmos slots de expansão do Apple IIe, tornando difícil a tarefa de adicionar novas expansões.

Importante destacar que, apesar da característica “portátil”, ele não possuía baterias para funcionar, tampouco uma tela integrada. Ou seja, era um computador “desktop” supercompacto, mas que dependia de uma tomada de energia por perto e de um monitor para operar.🔌📺

microcomputador Apple IIc 6
microcomputador Apple IIc 7
Anúncios da época

Embora tenha vendido mais de 52mil unidades no primeiro dia de comercialização, não obteve o sucesso de vendas esperado, muito por conta da desconfiança do público no seu diminuto tamanho, somada à ausência da desejada capacidade de expansão (slots), tão adorada pelos fãs do Apple II.

Foi produzido até 1988, quando foi substituído pelo modelo Apple IIc Plus, lançado em 16 de setembro de 1988 durante o evento “AppleFest” em São Francisco (EUA).

O Apple IIc Plus foi o último modelo da linha Apple II (e o mais rápido deles), numa tentativa de manter a linha ainda viva entre os usuários.

microcomputador Apple IIc Plus 9
O microcomputador Apple IIc Plus

Suas principais diferenças consistiam numa CPU MOS 65C02 mais rápida, agora operando em 4 MHz em vez de 1 MHz, uma unidade interna de disquetes de 3 ½” no lugar da de 5 ¼” e uma fonte de alimentação agora interna, em substituição ao modelo externo anterior.

Um belo projeto, mas que foi propositalmente sufocado pela empresa em função do desinteresse dos seus dirigentes, que já haviam se decidido por priorizar a linha Macintosh.

A linha perdurou até novembro de 1990, quando foi finalmente descontinuada.

microcomputador Apple IIc 8
Um Apple IIc virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve um Apple IIc?

Comercial de TV
Restaurando um Apple IIc