O microcomputador Apple IIe Platinum de 1987

Em de janeiro de 1987, a Apple lançava seu último modelo da linha Apple II, o microcomputador Apple IIe Platinum.

O Apple IIe Platinum foi mais um dos modelos da histórica família Apple II lançada em 1977, que chegava como uma versão “derradeira” do modelo Apple IIe.

Externamente, suas maiores diferenças em relação ao modelo Apple IIe original eram cosméticas.

microcomputador Apple IIe Platinum 2
Vistas externas

De cara, percebe-se um teclado melhorado, similar ao modelo Apple IIGS, que incluía um teclado numérico reduzido.

Seu gabinete recebeu também uma nova cor “cinza platinada”, em alusão ao seu nome “Platinum”. A plaqueta de identificação frontal foi também removida e substituída por uma impressão direta no gabinete.

Em seus circuitos internos, passou por uma remodelagem que substituiu seu processador pelo MOS 65C02 de 1MHz, substituiu os chips de memória RAM por modelos com mais capacidade unitária, agrupou as memórias ROM e um único circuito integrado, resultando ao final na redução do número total de chips utilizados em sua placa em 24 unidades.

microcomputador Apple IIe Platinum 3
Placa principal

Mas é claro que nada disso fazia qualquer diferença para o usuário final, visto que, funcionalmente, era basicamente o mesmo Apple IIe. 😊

Como novos recursos, já vinha de fábrica com uma placa compacta de 80 colunas e uma memória RAM de 128KB de série.

Foi comercializado por seis anos, até toda linha Apple II ser definitivamente descontinuada em 1993. 😢

microcomputador Apple IIe Platinum 4
Um Apple IIe virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, qual o melhor Apple II na sua opinião?

Conheça o Apple IIe Platinum