O microcomputador Apple IIGS de 1986

Em 15 de setembro de 1986, a Apple lançava seu último e mais potente modelo da família Apple II, o microcomputador Apple IIGS.
Criado como “resposta” ao lançamento dos concorrentes Amiga e do Atari ST, este modelo, o 5º da linha Apple II, cujo nome derivava dos seus avançados Gráficos e Sons, juntava uma série de inovações introduzidas pela linha Apple II ao longo dos anos, com algumas outras novidades do Macintosh.

Ou seja, o melhor dos dois mundos. 😊
Possuía uma interface de usuário (GUI) controlada por um mouse, capaz exibir imagens coloridas em alta resolução e reproduzir áudio digital com recursos “wavetable” nativo.

Operava numa arquitetura efetivamente de 16bits, com maior velocidade de processamento, podendo endereçar vários megabytes de memória RAM e ainda mantendo enorme compatibilidade com os modelos anteriores.
Contava com uma CPU de 16 bits modelo WDC 65C816, rodando a 2,8MHz, memória RAM de 128KB (expansível a 8MB), memória ROM de 128KB (expansível a 1MB), 7 slots internos de expansão, unidade de disquetes de 3 ½” com 800KB de capacidade, além de portas de conexão externa para modem, impressoras, monitor, som, unidades de disco, teclado e mouse.

Seus recursos “multimídia” eram um show à parte. Possuía processador de som integrado da empresa Ensoniq, capaz de reproduzir 32 canais digitais de áudio simultâneos e um sistema de vídeo que permitia resoluções de até 640×200 e 4096 cores.
Estes recursos o tornavam um computador extremamente poderoso, colocando-o à frete até mesmo do Macintosh (que só ganharia cores meses depois) e PCs da época.

Isso se refletiu inclusive nas suas vendas iniciais, superiores ao monocromático Macintosh.
Na mesma época, um “kit de upgrade” também foi comercializado, permitindo transformar os computadores Apple IIe em IIGS.

Contudo, mesmo com todas estas características avançadas e para a tristeza dos seus fãs, a Apple já tinha escolhido dar foco na família Macintosh.
Isso ficou claro ainda durante seu projeto, quando o processador WDC 65C816 foi propositalmente configurado para operar a míseros 2,8MHz de velocidade, quando existiam modelos capazes de chegar a até 14MHz.
A produção dos modelos da linha Apple II foi abandonada definitivamente em 1992.

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!
E você, já operou algum exemplar do Apple IIGS?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O microcomputador Apple IIe de 1983
- O microcomputador Commodore Amiga de 1985
- O computador Apple Macintosh de 1984
- O microcomputador Apple IIc de 1984
- O microcomputador Microdigital TK-3000 IIe de 1986
- O microcomputador Apple II de 1977
- O microcomputador Apple III de 1980
- O microcomputador Apple III plus de 1983
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!