Em 19 de maio de 1980, durante a National Computer Conference na Califórnia, a Apple anunciava ao mundo seu sucessor oficial para o aclamado e unânime Apple II: o microcomputador Apple III.

Com um projeto iniciado em 1978, contava com um processador de 8 bits Synertek 6502A rodando a 2MHz, 128KB de memória RAM (expansível até 512KB), 2KB de memória ROM, uma unidade de disquetes de 5 ¼” integrada, 4 slots de expansão e um teclado mais “profissional”.

A partir da experiência da empresa com o Apple II, que tinha a maior parte das suas vendas realizada para pequenas empresas, o microcomputador Apple III era a aposta da empresa para o mercado corporativo, talvez querendo se apresentar como um contraponto ao IBM PC, que estava para ser lançado.

A expectativa da Apple era que, uma vez lançado do novo modelo, o Apple II deixaria de ser vendido em poucos meses. Mas na prática não foi bem isso que aconteceu…

microcomputador Apple III 2
Vista traseira

Embora possuísse vários recursos novos, como o sistema “Apple SOS” (Sophisticated Operating System), ancestral do ProDOS lançado posteriormente), foi um fracasso retumbante de vendas devido, tanto ao seu preço elevado, quando a uma sucessão de problemas técnicossuperaquecimento, relógio interno que não funcionava e chips da placa com mau contato.

Isso obrigou a empresa a realizar um “recall” de milhares de máquinas produzidas nos primeiros lotes, que tiveram suas placas lógicas substituídas por um novo modelo, que prometia resolver grande parte desses problemas.

Muitos anos depois, o cofundador da Apple, Steve Wozniak, comentaria em seu livro que a causa do fracasso do Apple III deveu-se ao fato dele “não ter sido desenvolvido por engenheiros, mas sim pelo departamento de marketing”.

microcomputador Apple III 3
Placa mãe

Além desses problemas, outro fato que influenciou negativamente suas vendas foi o lançamento do IBM PC no ano seguinte, bem mais poderoso em função do seu processador de 16 bits Intel 8088, e que venderia 65mil unidades em apenas 4 meses.

Foi a mesma quantidade de unidades vendidas do Apple III… mas ao longo dos seus 4 anos de existência.

Uma nova versão “Apple III plus” chegaria ainda a ser lançada em 1983, mas padeceu do mesmo insucesso, dada a desconfiança gerada pelo seu antecessor.

microcomputador Apple III 4
Anúncio da época

Embora anunciado em maio, e com vendas previstas para julho, o Apple III só seria efetivamente colocado no mercado em novembro do mesmo ano, devido a diversos problemas em seu processo de fabricação. Era uma confusão atrás da outra.😂

O trauma causado por este micro na empresa foi tão grande que a Apple não usaria a denominação “III” em nenhum outro produto nos 13 anos seguintes 😊.

O Apple III foi definitivamente descontinuado em 24 de abril de 1984. E o Apple II, que se pensaria extinto, ainda perdurou por vários anos depois disso.

E você, utilizou algum Apple III?

O Apple III por dentro