Em 20 de maio de 1991, a Microsoft lançava sua nova linguagem de programação, o Microsoft Visual Basic 1.0.

As diferentes versões da linguagem BASIC da Microsoft, desde a sua versão original Altair BASIC para o primeiro computador pessoal da história, o Altair 8800, estiveram presentes na maioria dos microcomputadores dos anos 70 e 80, sendo velhas conhecidas dos usuários dessas épocas.

Na época em que o Visual Basic (VB) foi lançado, não existia uma forma “fácil” de escrever programas para o novo sistema Microsoft Windows (ainda na versão 3.0), o que resultava numa pequena quantidade de softwares mais “básicos” disponíveis para o sistema.

Microsoft Visual Basic 2
A interface da versão 1.0 do Visual Basic para o sistema Microsoft Windows

Isso porque, para se programar no Windows naquela altura, você precisava ser um profundo conhecedor da linguagem C e dominar todas as “entranhas” do sistema, que poucos conheciam.

Queria criar um sisteminha simples para cadastrar clientes e imprimir mala direta no Windows? Melhor fazer uma versão para o sistema Microsoft MS-DOS ou então pagar uma fortuna para alguém que soubesse programar em Windows.

Foi aí que surgiu o VB, abrindo as “portas da esperança” (aqui toca aquela vinheta do Silvio Santos) 😊.

Uma revolução que permitiu, a qualquer um de nós que conhecesse a linguagem BASIC, poder agora fazer programas com janelinhas coloridas, menus bacanas e formulários transados.

Microsoft Visual Basic 3
Embora pouco conhecida, no ano seguinte foi lançada uma versão para o sistema MS-DOS

Tudo bem, a linguagem era um pouco diferente do velho e conhecido BASIC e era um tanto leeeenta na execução.

Mas isso não foi problema para a maioria dos programadores, que só queriam simplificar alguma operação nas suas empresas ou mesmo em casa.

Sua última versão, a Visual Basic 6.0 de 1998, deixou saudade em muitos programadores, que alegaram que o sucessor “VB .NET” não lhes dava a mesma produtividade ou facilidade no desenvolvimento.

Para conhecer ou relembrar:

Quer matar a saudade do Visual Basic? Aqui neste endereço você encontrará diversas versões antigas para download.

E você, programou em Visual Basic? E em VB.NET?

Utilizando o Visual Basic 1.0 para Microsoft Windows
Utilizando o Visual Basic 1.0 para Microsoft MS-DOS