O Microsoft Altair BASIC de 1975

Em 02 de janeiro de 1975, nascia o primeiro software da então Micro-Soft, o interpretador Microsoft Altair BASIC para o computador Altair 8800.

Foi através de um anúncio na revista “Popular Electronics” que Bill Gates e Paul Allen (Microsoft) tomaram conhecimento do lançamento do microcomputador pessoal Altair 8800…  e ficaram maravilhados com as novas possibilidades que surgiam ali!

Escreveram então à empresa Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS), fabricante do Altair, alegando que possuíam um interpretador da linguagem BASIC [1] que poderia ser comercializando junto com computador deles.

A empresa gostou da proposta e marcou uma reunião presencial para dois meses depois.

Mas, como aconteceria em outras ocasiões no futuro, Gates e Allen não tinham nada!

Nem um computador Altair pra testar o aplicativo. O que eles dispunham era meramente um “emulador” do processador Intel 8080 [2] (usado no Altair) que rodava em um computador PDP-10 ao qual eles tinham acesso.

E nos dois meses seguintes desenvolveram o software prometido, gravando o programa em uma fita de papel perfurada que seria usada na carga do programa no Altair.

Coube à Paul Allen a tarefa de demonstrar à MITS o sistema. A caminho do aeroporto para a importante reunião, Allen lembrou de um detalhe: tinha esquecido de fazer o pequeno programa de “boot” que faria o Altair ler o que estava na fita para memória.

E escreveu o derradeiro programa, à mão, durante o voo. Só pôde testa-lo no instante da demonstração. Por sorte, rodou de primeira 😊

Nascia aí a Micro-Soft [3], que viraria a gigante Microsoft que todos conhecemos.

E você, já programou em BASIC?

Gates fala do Altair BASIC