Em 02 de janeiro de 1975, nascia o primeiro software da então Micro-Soft, o interpretador Microsoft Altair BASIC para o computador Altair 8800.

Foi através de um anúncio na revista “Popular Electronics” que Bill Gates e Paul Allen (fundadores da Microsoft) tomaram conhecimento do lançamento do microcomputador pessoal Altair 8800…  e ficaram maravilhados com as novas possibilidades que surgiam ali!

Microsoft Altair BASIC 2
A revista que motivaria Bill Gates

Escreveram então à empresa Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS), fabricante do Altair, alegando que possuíam um interpretador da linguagem BASIC que poderia ser comercializando junto com computador deles.

A empresa gostou da proposta e marcou uma reunião presencial para dois meses depois.

Mas, como aconteceria em outras ocasiões no futuro, Gates e Allen não tinham nada! Nem um computador Altair pra testar o seu aplicativo.

O que eles dispunham era meramente um “emulador” do microprocessador Intel 8080 (usado no Altair) que rodava em um computador PDP-10 ao qual eles tinham acesso.

Microsoft Altair BASIC 3
O computador Altair 8800, que eles não tinham

E nos dois meses seguintes desenvolveram o software prometido, gravando o programa em uma fita de papel perfurada que seria usada na carga do programa no Altair.

Coube à Paul Allen a tarefa de demonstrar à MITS o sistema.

Microsoft Altair BASIC 4
Bill Gates e os elementos que deram início à empresa

Mas a caminho do aeroporto, indo para a importante reunião, Allen lembrou de um detalhe: tinha esquecido de criar o pequeno programa de “boot que faria o Altair ler o que estava na fita para memória.

E escreveu o derradeiro programa, à mão, durante o voo, só podendo efetivamente testa-lo no instante da demonstração.

Por sorte, rodou de primeira 😊

Microsoft Altair BASIC 5
O Microsoft BASIC estaria presente numa infinidade de computadores pessoais

Nos anos que se seguiram, a Microsoft licenciaria seu interpretador BASIC para a grande maioria dos primeiros computadores pessoais produzidos.

Nascia aí a Micro-Soft, a gigante Microsoft que todos conhecemos.

E você, já programou em linguagem BASIC?

Gates fala do Altair BASIC