Em 16 de dezembro de 1975, a empresa californiana IMS Associates Inc lançava o microcomputador IMSAI 8080.

Na esteira do sucesso do microcomputador Altair 8800, o primeiro computador doméstico da história, lançado um ano antes, muitos despertaram o interesse para este novo mercado.

Entre estes interessados estava William Millard, fundador da IMS.

microcomputador IMSAI 8080 2 1
O interior do IMSAI 8080

O IMSAI 8080 foi “fortemente inspirado” no Altair 8080 (da empresa MITS) e leva o título de primeiro “clone” de microcomputador da história 😊.

Rodava inclusive o mesmo software, tendo, contudo, um projeto de hardware mais evoluído e um painel de operação mais bem acabado e com mais funções.

Assim como o Altair, foi também anunciado pela primeira vez na revista Popular Electronics (de forma discreta em out/1975), podendo ser adquirido na forma de kits “faça-você-mesmo” ou completamente montado.

microcomputador IMSAI 8080 3 1
Acessório externo com unidades de disquetes

Com os primeiros pedidos sendo despachados na data de hoje, a IMS aproveitou-se da falta de capacidade da MITS em atender a explosiva demanda dos clientes, para ganhar e ocupar seu espaço, tendo vendido mais de 20mil unidades ao longo de sua vida.

Aqui cabe uma curiosidade: os primeiros kits de montagem enviados do IMSAI 8080 foram remetidos propositalmente faltando várias peças, visto que eles ainda não as tinham em estoque. Tudo para cumprir o prazo assumido com os clientes no momento da aquisição. Depois querem chamar o brasileiro de “malandro”. 😊

O IMSAI 8080 contava com o microprocessador Intel 8080 rodando a 2MHz de velocidade, memória RAM de 256 bytes (máxima de 64Kb), barramento interno de comunicação S-100 e opções de interfaces para K7 e drive de disquetes.

microcomputador IMSAI 8080 4 1
Capa da histórica edição da “Popular Electronics” e o discreto anúncio (d)

Posteriormente passou a utilizar o modelo de CPU Intel 8085.

Como não dispunha originalmente de um teclado, um conjunto de chaves e LEDS frontais eram usados para programá-lo e ver os resultados.

Em 1977, a agora IMSAI Manufacturing Corporation, licenciaria da Digital Research por US$ 25.000 os direitos do sistema operacional CP/M versão 1.3, que evoluiria para o sistema conhecido como IMDOS.

microcomputador IMSAI 8080 5 1
Anúncio posterior

Esta ação da IMSAI produziu o conhecido “efeito manada”, levando outros fabricantes de computadores a também licenciarem o CP/M para suas plataformas, fazendo dele um padrão “de fato” de sistema operacional para computadores 8 bits.

Após o fracasso da sua nova linha de computadores IMSAI VDP, a empresa entraria em falência em outubro de 1979.

microcomputador IMSAI 8080 6 1
Cena antológica do filme Jogos de Guerra

O IMSAI ficaria famoso também por aparecer numa das cenas do histórico filme “Jogos de Guerra de 1983.

E você, qual o modelo de computador mais antigo do qual se lembra?

Demonstração do IMSAI 8080
Operando o IMSAI 8080