O site buscador de internet AltaVista de 1995
Em 15 de dezembro de 1995, a empresa norte-americana Digital Equipment Corporation colocava no ar o site buscador de internet AltaVista.
O AltaVista foi o primeiro buscador de internet a ficar realmente popular, a ponto de se tornar uma unanimidade entre os usuários da internet da segunda metade dos anos 90. Algo similar ao que é o Google hoje.
Foi projetado pelos pesquisadores Paul Flaherty, Louis Monier e Michael Burrows, do Network Systems Laboratory e do Western Research Laboratory da empresa estadunidense Digital Equipment Corporation (DEC).
Para implantação da ferramenta de busca, os pesquisadores desenvolveram dois grandes sistemas. O primeiro deles tratava-se de algoritmo “crawler” (rastreador) que navegava automaticamente pelos sites da internet, coletando informações sobre seus conteúdos.
O outro sistema consistia em um “indexador”, que formatava as informações colhidas pelo crawler, estruturando-as segundo uma metodologia de ranqueamento e catalogando tudo em um banco de dados, a fim de poder ser pesquisado pelos usuários da Internet.
Estava criado assim o site de pesquisa de maior sucesso em sua época.
Em 1998, o sistema já contava com 20 servidores baseados no microprocessador DEC Alpha de 64 bits que somavam um total de 130GB de memória RAM e 500 GB de armazenamento em disco. Vale destacar aqui que estamos numa época em que a memória dos computadores pessoais era de um punhado de megabytes (MB). Falarmos em gigabytes (GB) é realmente um assombro!
Este sistema tratava, já nesta altura, 13 milhões de consultas diárias.
O AltaVista se destacava por sua interface leve e “minimalista”, sem muito “fru-fru”, que tornava ágil seu uso. Tinha também o diferencial de permitir ao usuário realizar pesquisas usando “linguagem natural”, podendo limitar o número de resultados oriundos de um mesmo site, reduzindo a probabilidade de receber várias respostas de uma mesma origem.
Posteriormente, o AltaVista implementaria também o serviço de tradução automática Babel Fish e um sistema de Email gratuito, descontinuados algum tempo depois.
Embora em 2000 fosse utilizado por 17,7% dos internautas (contra 7% do Google), decisões equivocadas da Compaq, que havia adquirido a DEC em 1999, fizeram com que o AltaVista perdesse popularidade, sendo ultrapassado pelo Google em 2001 e levando à sua venda ao Yahoo! dois anos depois.
Em 8 de julho de 2013, o serviço AltaVista, o lendário buscador que dominou os primórdios da web, foi definitivamente encerrado pelo Yahoo!.
E você, antes do Google, qual era seu buscador favorito?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O microprocessador DEC ALPHA de 1992
- A ARPANET, o embrião da Internet de 1969
- A primeira página WEB da história de 1991
- O primeiro servidor de páginas web de 1991
- O computador DEC PDP-9 de 1966
- O computador DEC PDP-8 de 1965
- A chegada da Internet comercial no Brasil em 1994
- A criação do domínio Yahoo.com em 1995
- A fundação da Compaq em 1982
- O site Flickr de 2004
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: