Em 15 de dezembro de 1995, a empresa norte-americana Digital Equipment Corporation colocava no ar o site buscador de internet AltaVista.

O AltaVista foi o primeiro buscador de internet a ficar realmente popular, a ponto de se tornar uma unanimidade entre os usuários da internet da segunda metade dos anos 90. Algo similar ao que é o Google hoje.

Foi projetado pelos pesquisadores Paul Flaherty, Louis Monier e Michael Burrows, do Network Systems Laboratory e do Western Research Laboratory da empresa estadunidense Digital Equipment Corporation (DEC).

Para implantação da ferramenta de busca, os pesquisadores desenvolveram dois grandes sistemas. O primeiro deles tratava-se de algoritmo “crawler” (rastreador) que navegava automaticamente pelos sites da internet, coletando informações sobre seus conteúdos.

O outro sistema consistia em um “indexador”, que formatava as informações colhidas pelo crawler, estruturando-as segundo uma metodologia de ranqueamento e catalogando tudo em um banco de dados, a fim de poder ser pesquisado pelos usuários da Internet.

Estava criado assim o site de pesquisa de maior sucesso em sua época.

site buscador de internet Altavista 2
A versão original do site

Em 1998, o sistema já contava com 20 servidores baseados no microprocessador DEC Alpha de 64 bits que somavam um total de 130GB de memória RAM e 500 GB de armazenamento em disco. Vale destacar aqui que estamos numa época em que a memória dos computadores pessoais era de um punhado de megabytes (MB). Falarmos em gigabytes (GB) é realmente um assombro!

Este sistema tratava, já nesta altura, 13 milhões de consultas diárias.

O AltaVista se destacava por sua interface leve e “minimalista”, sem muito “fru-fru”, que tornava ágil seu uso. Tinha também o diferencial de permitir ao usuário realizar pesquisas usando “linguagem natural”, podendo limitar o número de resultados oriundos de um mesmo site, reduzindo a probabilidade de receber várias respostas de uma mesma origem.

Posteriormente, o AltaVista implementaria também o serviço de tradução automática Babel Fish e um sistema de Email gratuito, descontinuados algum tempo depois.

Embora em 2000 fosse utilizado por 17,7% dos internautas (contra 7% do Google), decisões equivocadas da Compaq, que havia adquirido a DEC em 1999, fizeram com que o AltaVista perdesse popularidade, sendo ultrapassado pelo Google em 2001 e levando à sua venda ao Yahoo! dois anos depois.

Em 8 de julho de 2013, o serviço AltaVista, o lendário buscador que dominou os primórdios da web, foi definitivamente encerrado pelo Yahoo!.

E você, antes do Google, qual era seu buscador favorito?

A Internet antes da Web e dos Buscadores
Palestra sobre o funcionamento do algorítmico de indexação do AltaVista
Guerra dos buscadores, de 1993 a 2021
Episódio do programa de TV Computer Chronicles de 1996 sobre os buscadores de Internet.