Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 10 de fevereiro de 2004, a empresa canadense Ludicorp colocava no ar o site Flickr de compartilhamento de imagens.

Criado por Stewart Butterfield e Caterina Fake, fundadores da empresa canadense Ludicorp, o site Flickr nasceu do desenvolvimento de ferramentas criadas para o jogo online multiplayer de nomeGame Neverending”.

Na medida em que o Flickr se mostrava mais viável que o jogo, decidiram deixar o game de lado, nascendo assim esta plataforma pioneira, capaz de proporcionar aos usuários uma experiência única no compartilhamento de imagens em alta resolução.

Tinha como principal diferencial a abordagem inovadora, não só no armazenamento de fotos online, mas também quanto ao mecanismo de “rede social”, visto que, antes dele, as opções de organização de fotos e vídeos eram limitadas e muitas vezes não ofereciam recursos interativos ou de criação de “comunidades”.

O Flickr mudaria esse cenário ao proporcionar um ambiente onde os usuários, podiam fazer o upload, organizar e compartilhar suas fotografias de maneira intuitiva e estruturada.

A característica mais marcante do Flickr foi a introdução de tags, que permitiram aos usuários adicionar palavras-chave às suas fotos, facilitando a busca e a descoberta de conteúdo relevante.

Além disso, o site incentivou a formação de comunidades por meio de grupos temáticos, nos quais os membros podiam compartilhar interesses específicos e se conectar com pessoas que tinham paixões similares.

site Flickr 2
A aparência do site em 2004

Em 20 março de 2005 o Flickr seria adquirido pelo gigante Yahoo!, que aposentaria seu serviço Yahoo! Photos dois anos depois, substituindo-o definitivamente pelo Flickr.

Ao longo dos anos, o Flickr passaria por diversas mudanças de propriedade e atualizações, mantendo seu compromisso com a qualidade visual e a interação social. Desde 20 de abril de 2018, passou a ser propriedade da SmugMug, uma empresa dedicada à fotografia online.

A plataforma se tornaria um lar para fotógrafos amadores e profissionais, bem como para entusiastas da fotografia, proporcionando um espaço para exibir, discutir e apreciar a arte visual.

Atualmente, o Flickr conta com mais de 100 milhões de membros registrados, responsáveis pelo envio diário de mais de 25 milhões de novas imagens, que compõem um universo de 10 bilhões de imagens armazenadas.

A plataforma permanece como um refúgio para a expressão artística, onde fotógrafos compartilham suas visões, inspiram-se mutuamente e celebram a diversidade visual.


E você, como foi sua primeira experiência com o Flickr?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Evolução do Flickr, de 2004 à 2021
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *