O Facebook concluía a compra do Instagram em 2012

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 06 de agosto de 2012, depois de meses de negociações e enorme temor por parte dos usuários, o Facebook concluía a compra do Instagram.

O Instagram é uma rede social originalmente concebida para compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários, com o diferencial de permitir a aplicação “filtros” nas imagens antes de serem postadas.

Criado por Kevin Systrom e pelo brasileiro Michel Krieger (sim, brasileiro!), foi lançado em outubro de 2010, ganhando usuários numa velocidade espantosa e chegando 100 milhões de usuários ativos em 2012.

Esta transação de venda já tinha sido anunciada em abril do mesmo ano, à um valor estimado de US$ 1 bilhão, sendo US$ 300 milhões em dinheiro e o restante em ações do Facebook.

Facebook concluía a compra do Instagram 2
Os criadores do Instagram

Sobre esta aquisição, o vice-presidente de engenharia do Facebook, Mike Schroepfer, chegou a comentar na época:

“Muitos de nós no Facebook adoramos usar o Instagram para compartilhar momentos com nossos amigos. […]
E para muitas pessoas, compartilhar fotos com amigos é uma parte importante da experiência no Facebook. É por isso que estamos tão animados em trazer o Instagram para o Facebook e ver o que podemos criar juntos.”

Mas um dos grandes temores dos usuários do Instagram era o de que o sistema mudaria drasticamente ou até desapareceria assim que se tornasse parte do Facebook.

Sobre isso, Schroepfer reiterou publicamente o compromisso do Facebook de manter o Instagram como um serviço independente, não alterando o aplicativo de fotos de maneira significativa, mas sim aproveitando as habilidades da equipe para melhorar os próprios aplicativos móveis do Facebook.

Facebook concluía a compra do Instagram 3
Mas essa história não pararia por aí…

E até o presente momento, os dois serviços continuam existindo.

Há quem diga que, apesar o valor astronômico, a compra do Instagram foi uma “pechincha”, visto que a empresa faturou em 2021 nada menos que $47,6 bilhões de dólares, atingindo a espantosa marca de 2 bilhões de usuários ativos.


E você, prefere o Instagram ou o Facebook?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

A história não contada do Instagram
Entrevista com os fundadores no programa norte-americano “TODAY”
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *